Todo dispositivo físico com o qual temos contato para interagir com um sistema computacional pode ser chamado de hardware de entrada ou saída. Esses dispositivos permitem que a comunicação seja estabelecida nos dois sentidos.
De acordo com o exposto acima a respeito desses dispositivos, analise as afirmativas abaixo:
I - Dispositivos de bloco trabalham com "pacotes" de dados de tamanho fixo, esta porção de dados de tamanho fixo é chamada de bloco.
II - Dispositivos de caractere enviam ou recebem uma sequência de caracteres, sem considerar qualquer estrutura em blocos.
III - O timer é um dispositivo classificado como de caractere, pois não envia blocos de tamanho fixo.
IV - Dispositivos de hardware se comunicam com o processador por meio de IRQs.
V - O disco rígido é considerado um dispositivo de entrada e saída.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Resposta:
4
Explicação:
Entrada e Saída
Uma das funções principais de um sistema operacional é controlar todos os dispositivos de e/s de um computador, tratar erros, interceptar interrupções, fornecer uma interface entre o dispositivo e o sistema, emitir comandos para os dispositivos.
Os dispositivos de entrada e saída podem ser divididos em um modo genérico como dispositivos de bloco e caractere.
Um dispositivo de bloco armazena as informações em blocos de tamanho fixo, cada qual com seu endereço. Cada bloco pode ser lido ou escrito de maneira independente uns dos outros. Um dispositivo de bloco pode estar com um ponteiro em qualquer lugar e pode ser posicionado para outro cilindro.
Outro dispositivo de e/s é o dispositivo de caractere. O dispositivo de caractere não utiliza estrutura de blocos nem posicionamento. No dispositivo de caractere ele recebe um fluxo de caracteres, além de não ser endereçável.
Os dispositivos de e/s tem uma grande variedade, cada uma trabalha a uma velocidade, assim pressionando o sw a trabalhar com essas diferentes taxas de transferências.
Os relógios não são dispositivos de blocos nem de caracteres. Os relógios só causam interrupções. Dispositivos diferentes dos discos podem ser considerados dispositivos de caracteres. Mas esse modelo de classificação não é perfeito.