O trecho a seguir foi retirado do romance O primo Basílio, de Eça de Queirós. Nele, a personagem Luísa observa o movimento de pessoas em uma praça frequentada pela burguesia de Lisboa.
Luísa olhava, calada. A multidão crescera. Nas ruas laterais mais espaçosas, frescas, passeavam apenas, sob a penumbra das árvores, os acanhados, as pessoas de luto, os que tinham o fato coçado1. Toda a burguesia domingueira viera amontoar-se na rua do meio, no corredor formado pelas filas cerradas das cadeiras do asilo; e ali se movia entalada, com a lentidão espessa de uma massa mal derretida, arrastando os pés, raspando o macadame2, num amarfanhamento3 plebeu, garganta seca, os braços moles, a palavra rara. Iam, vinham incessantemente, para cima e para baixo, com um bamboleamento relaxado e um rumor grosso, sem alegria e sem bonomia4, no arrebanhamento5 passivo que agrada às raças mandrionas6; no meio da abundância das luzes e das festividades da música, um tédio morno circulava, penetrava como uma névoa; a poeirada fina envolvia as figuras, dava-lhes um tom neutro; e nos rostos que passavam sob os candeeiros, nas zonas mais diretas de luz, viam-se desconsolações de fadiga e aborrecimento de dia santo.
Defronte as casas da Rua Ocidental tinham na sua fachada o reflexo claro das luzes do Passeio; algumas janelas estavam abertas; as cortinas de fazenda7 escura destacavam sobre a claridade interior dos candeeiros. [...] Debaixo do véu sentia a poeira arder-lhe nos olhos; em redor dela gente bocejava.
QUEIRÓS, Eça de. O primo Basílio.
Cotia (São Paulo): Ateliê Editorial, 1998. p. 141-142.
Glossário:
1. “fato coçado”: roupa gasta.
2. macadame: tipo de piso de ruas e estradas.
3. amarfanhar: dobrar, amassar.
4. bonomia: bondade.
5. arrebanhamento: reunião em rebanho.
6. mandrionas: preguiçosas.
7. fazenda: tecido.
A imagem da sociedade burguesa lusitana que sobressai do texto possui os seguintes traços:
A
agitação, progresso.
B
passionalidade, impulsividade.
C
desânimo, prostração.
D
união, emotividade.
E
agressão, violência.
Respostas
respondido por:
12
Resposta:
resposta certa a letra c
respondido por:
0
Os termos utilizados por Eça de Queiroz em sua obra intitulada "O primo Basílio" transmitem uma ideia acerca da sociedade burguesa lusitana da época na qual o conto se passa. Nota-se, por exemplo, que os termos "mandrionas" e "fato coçado" permitem que o leitor observe essa sociedade como desanimada e tomada pela prostração. Logo, está correta a letra C.
Análise da obra O primo Basílio
A obra de Eça de Queiroz é conhecida por retratar de maneira realista a sociedade burguesa lusitana. Assim, seus aspectos mais temerosos e negativos são abordados de maneira factual.
Saiba mais sobre a obra "O Primo Basílio" em: https://brainly.com.br/tarefa/7068960
Anexos:
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás