Após uma partida de futebol disputada no Maracanã (Rio de Janeiro), foi divulgado um vídeo em que um torcedor, numa praça pública na cidade de Rio Branco (Acre), que acompanhava esse jogo por meio do seu rádio, comemorou o gol 3 segundos antes dos demais torcedores que assistiam à partida somente por meio do telão instalado na mesma praça pública.
A diferença de tempo na comemoração do gol deve-se ao fato de que as ondas televisivas (imagem + som), apesar de se propagarem no ar com a mesma velocidade que as ondas de rádio, levam mais tempo para ir do estádio até a televisão. Isso acontece pois, durante o processo de transmissão, as ondas televisivas são compactadas e descompactadas para que possam ser ouvidas e vistas com melhor qualidade no televisor, o que não acontece com as ondas recebidas pelo rádio.
Supondo que a distância aproximada entre Rio de Janeiro e Rio Branco seja de 3000 km e que as ondas eletromagnéticas viajam pelo ar com uma velocidade constante de 3 · 108 começar estilo tamanho matemático 14px reto m sobre reto s fim do estilo, qual o número de vezes que a distância entre Rio de Janeiro e Rio Branco poderia ter sido percorrida pelas ondas de rádio durante o atraso de 3 segundos das ondas televisivas?
Respostas
respondido por:
9
A onda do rádio poderia percorrer a distância entre as duas cidades 300 vezes (ou 150 vezes contando ida e volta).
A onda eletromagnética se propaga com velocidade:
No intervalo dos 3 segundos de atraso a mesma onda pode percorrer:
Rio de Janeiro e Rio Branco distam entre si em 3000 km. Dividindo a distância encontrada por 3000 km, teremos:
Vale ressaltar aqui que, caso formos contar a viagem como ida e volta (Rio de Janeiro - Rio Branco) devemos dividir essa quantidade por 2, ou seja, teríamos 300/2 = 150 vezes.
Você pode aprender mais sobre velocidade aqui: https://brainly.com.br/tarefa/18244803
respondido por:
0
Resposta:
150 vezes
Explicação passo a passo:
fiz o calculo aqui e deu certo
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás