• Matéria: Artes
  • Autor: hellenvic13
  • Perguntado 6 anos atrás

biografia do pintor Djalma Novaes

Respostas

respondido por: ks4096669
5

Mineiro de Ouro Preto, Djalma Novaes Corrêa nasceu em 1942. Sua jornada musical começou em Belo Horizonte em um dos muitos grupos instrumentais de bossa nova. Ainda rapaz mudou-se para Salvador, atraído pela efervescência cultural da capital baiana onde estudou percussão e composição nos seminários da UFBa (Universidade Federal da Bahia), freqüentado por figuras que se tornariam seminais nas futuras mudanças da MPB.

Conviveu com o erudito suíço Walter Smetak, o alemão Hans Joachim Koellreuter (com quem trabalharia na Sinfônica da Bahia) e mais Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Jorge Ben e Gal Costa. Participou do início do movimento que mais tarde ficaria conhecido como Tropicalismo.

Fez trilhas sonoras para cinema, teatro e, em 1970, criou o grupo de música e dança Baiafro. Com esse grupo excursionou ao exterior e gravou o disco Salomão - The Dave Pike Set and grupo Baiafro in Bahia. Participou do espetáculo "Os Doces Bárbaros" com Caetano, Gil, Gal e Maria Bethânia com quem excursionaria à Itália. Viajou com Gil para o Festival de Artes Negras da Nigéria, gravou "Refavela" com o compositor.

Participou do Festival de Jazz de Montreux, na Suíça, lançou o LP "Djalma Correa", todo de percussão, gravado pela Philips, na série Música Popular Brasileira Contemporânea. Incansável pesquisador, criador original, o bruxo Djalma Correa expandiu os limites da percussão brasileira.

respondido por: eduardodecarvalo
0

Resposta:

Explicação:

ele foi meu ku

Perguntas similares