• Matéria: História
  • Autor: matheussbrunelli
  • Perguntado 7 anos atrás

O historiador grego Heródoto (que viveu no século 5 a.C.) já dizia que o Egito é uma dádiva do rio Nilo, um longo e estreito oásis no deserto. Em tempos ancestrais, a região onde se formou o delta do Nilo, no nordeste da África, ficava debaixo do mar. Com o tempo, o mar foi baixando e deixando um solo fértil em seu lugar. Ali, no chamado Baixo Nilo (que logo seria conhecido também como Baixo Egito), começou a ocupação humana na região, há mais de 5 mil anos."

" (...) O rio, em si, oferece condições potenciais, que foram aproveitadas pela força de trabalho dos camponeses egípcios (...). Trabalho e organização foram, pois, os ingredientes principais da civilização egípcia. O rio em si, (...) ao mesmo tempo que fertilizava, inundava.(...)"
(Pinsky, Jaime)


Como pode ser interpretada a afirmação de Heródoto e de Pinsky sobre a importância do rio Nilo na formação da Civilização Egípcia?

Respostas

respondido por: ysador103
8

O regime do Rio Nilo está condicionado às chevas de verão, que fazem crescer os afluentes oriundos do Maciço da Etiópia. 

Em meados de junho inicia-se a enchente, as águas se elevam entre 7 a 8 metros, inundando as regiões ribeirinhas e alimentadno os canais de irrigação. Quando voltam ao nível normal, a partir de outubro e novembro, todo o estreito e alongado vale se recobre por um limo extremamente fértil, que dá vida ao país e garante a subsistência dos camponeses felás.

Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/9860991#readmore

respondido por: laismontecino
5

Resposta:

Oi !

O rio nilo ofereceu um solo fértil para a população do Egito.

Segundo J. Pinski sem o trabalho humano o Egito não seria nada, pois os povos que ali habitavam trabalhavam com sabedoria e utilizavam seus conhecimentos para melhorar o Egito.

Explicação:

Perguntas similares