• Matéria: Artes
  • Autor: lediasrlp71jw5
  • Perguntado 6 anos atrás

Há uma grande quantidade de filmes, vídeos e programas de televisão que poderiam se encaixar nessa categoria, mas um exemplo eloquente certamente é Opération Lune (ou The Dark Side of the Moon/ 2002), trabalho realizado por William Karel para o canal franco-alemão Arte e que tenta provar, com documentos evidentemente alterados ou fora de contexto, que os americanos jamais estiveram na Lua em 1969. Sobre esse falso documentário já realizamos uma análise em outro artigo (MACHADO e VÉLEZ, 2005: 11-30), onde a conclusão a que chegamos era a de que, independentemente das imagens do “documentário” serem falsas ou não, a tese poderia ser verdadeira ou, pelo menos, convicente. Opération Lune é uma farsa sobre uma farsa: ele tenta provar que a viagem à Lua (ou pelo menos o seu registro audiovisual) foi uma mentira, mas ele próprio também é uma mentira. A diferença é que Karel constrói a sua farsa suspeitando de que a hipótese possa ser verdadeira. Em psicanálise, costuma-se dizer que quando alguém mente sobre uma mentira, acaba dizendo a verdade. De qualquer forma, o programa é um excelente estudo sobre a guerra fria, a corrida espacial e a conjuntura política dos EUA e da então chamada União Soviética nos anos 1960, o que indica que há muita pesquisa séria por trás da farsa. No fundo, parece que Karel quis construir um documentário falso para mostrar que, num mundo centralizado pelo espetáculo da mídia, o falso pode ser mais real do que o próprio “real”. MACHADO, Arlindo. Novos Territórios do Documentário. Doc On-line, n. 11, dezembro de 2011, pp.5-24. Disponível em: www.doc.ubi.pt. Acesso em: 19 nov. 2019. De acordo com o texto e com as características dos mockmentários ou falsos documentários, podemos afirmar que Escolha uma:

Respostas

respondido por: anielygarciag
2

Resposta:

o falso documentário é uma peça audiovisual que utiliza a "cara" do documentário (forma, formato, linguagem, etc), mas na verdade se trata de uma ficção, uma paródia, um trote do documentário.

Explicação:

AS OPÇÕES ERAM:

a.

o filme citado no texto, The Dark Side Of The Moon, não pode ser considerado um documentário falso, pois o homem realmente não foi à lua. E, portanto se trata de uma conspiração norte-americana.

b.

todos os produtos audiovisuais que se encaixam na definição de falso documentário ou mockmentário não possuem nenhuma pretensão de crítica através da linguagem, a ideia é somente narrar uma ficção.

c.

não é possível mentir através da linguagem documental, pois os procedimentos do formato impedem a ficcionalização das imagens.

d.

os falsos documentários não existem, pois se tratam apenas de mais filmes de ficção.

e.

o falso documentário é uma peça audiovisual que utiliza a "cara" do documentário (forma, formato, linguagem, etc), mas na verdade se trata de uma ficção, uma paródia, um trote do documentário - CORRETA

respondido por: trizzcosta
0

Resposta:

b.

o falso documentário é uma peça audiovisual que utiliza a "cara" do documentário (forma, formato, linguagem, etc), mas na verdade se trata de uma ficção, uma paródia, um trote do documentário. Correto

Explicação:

CORRIGIDO PELO AVA

Perguntas similares
7 anos atrás