• Matéria: Pedagogia
  • Autor: vanisiaferraz
  • Perguntado 7 anos atrás

Na atualidade é comum compartilhar nas redes sociais dicas de como fazer as mais diversas coisas, como emagrecer, gestão financeira, maquiagem, educação, etc. Quando pensamos em maneiras de orientar a educação de crianças e adolescentes um dos recursos a se pensar são as práticas parentais. Apesar do nome, práticas parentais são estratégias que norteiam o modo de educar em diferentes ambientes, logo, podendo ser usadas no contexto escolar.

GALLO, Alex Eduardo; ALENCAR, Juliana da S. A. Psicologia do Desenvolvimento da Criança. Maringá: UniCesumar, 2020.

Sobre as práticas parentais, podemos afirmar que:


Alternativa 1:

A monitoria propicia tranquilidade ao adulto responsável por verificar a segurança da criança e compreensão de limites por parte delas ao serem orientadas no que deve ou não fazer.
Alternativa 2:

A monitoria garante o aprendizado de limites e responsabilidade mesmo mediante a ausência de consequências, sejam elas positivas ou negativas, aos comportamentos dos indivíduos.
Alternativa 3:

A disciplina relaxada impacta positivamente no desenvolvimento da criança pois a coloca como aquela que é capaz de se autogerir independente das ações executadas.
Alternativa 4:

A monitoria negativa implica em adequada avaliação dos limites da criança entendendo-a como corresponsável pelo seu comportamento, de modo que regras excessivas são desnecessárias.
Alternativa 5:

A negligencia fortalece a autoestima da criança, pois ao se investir pouco afetivamente na criança ela tende a se superar para sentir-se digna de receber afeto e reconhecimento.

Respostas

respondido por: joliesabida
14

Resposta:

A monitoria propicia tranquilidade ao adulto responsável por verificar a segurança da criança e compreensão de limites por parte delas ao serem orientadas no que deve ou não fazer.

Explicação:

Essa questão é meio complexa, mas pode ser compreendida com a leitura:

"Quando os pais monitoram os comportamentos dos ilhos, eles estão mostrando para as crianças que existem regras e limites. Saber onde os ilhos estão, com quem eles estão e o que estão fazendo, além de importante para os pais, no sentido de icarem mais tranquilos, por saberem que seus ilhos estão em segurança, é importante para os ilhos aprenderem que existem limites; ou seja, existem lugares que os pais não permitem que os ilhos frequentem, existem pessoas às quais os pais não gostariam que seus ilhos se associassem e existem atividades não adequadas para as crianças.

Segundo Gomide (2004), é a partir dessa monitoria que os pais ensinam limites, mas esse aprendizado só ocorre quando existem consequências. Nesse contexto, faz-se importante que os pais elogiem o correto cumprimento das regras quando estão ensinando o respeito aos limites. Em contrapartida, quando as crianças não cumprem as regras, deve existir uma punição adequada. "

Página 151 do material da disciplina


vanisiaferraz: Certo!
vanisiaferraz: Obrigada
respondido por: allanamaely
0

Resposta:

Acredito que seja a segunda alternativa se estivermos falando em relação a monitoria dos pais, eles são os responsáveis pelos seus filhos, por tanto A monitoria garante o aprendizado de limites e responsabilidade mesmo mediante a ausência de consequências, sejam elas positivas ou negativas, aos comportamentos dos indivíduos. Pois se a criança estiver sendo monitorada, o adulto sabe que mal nenhum poderá lhe acontecer.

Explicação:

Perguntas similares