Europa: quadro natural e regionalização
Elabore um resumo dos principais tópicos, todos os tópicos tem que ser citados no resumo.(mínimo 30 linhas)
Respostas
Resposta:
O continente europeu não possui características homogêneas, pois as disparidades se apresentam em diversos aspectos como paisagens naturais, clima, política e cultura. O continente possui várias maneiras de ser regionalizado, uma delas é classificando em Europa Ocidental e Oriental.
Alguns estudiosos no assunto, através das análises espacial, econômica e cultural, realizam uma classificação do continente em quatro áreas distintas no qual se enquadram a Europa Ocidental, Setentrional, Centro-Oriental e Meridional.
A regionalização antes e, principalmente, depois da Segunda Guerra Mundial gerou uma fronteira abstrata, isso significa o surgimento de uma barreira ideológica entre dois grupos de países que compõem o mesmo continente, de um lado os aliados dos Estados Unidos (capitalista) e do outro lado os que apoiam a União Soviética (socialista), consolidando de vez a Europa Ocidental e Oriental.
Com o declínio da URSS, e também do socialismo, surgiram diversas repúblicas autônomas que compunham o território soviético, no entanto, a independência não garantiu uma inserção eficaz na economia de mercado provenientes da herança do sistema produtivo da economia planificada que vigorava na URSS, que não conseguiu acompanhar as outras economias.
A Europa setentrional encontra-se localizada no extremo norte do continente, essa área possui o clima mais frio de todo território europeu, os países localizados nessa parte da Europa são: Noruega, Suécia (península escandinava), Dinamarca, além das novas Repúblicas da ex-União Soviética: Letônia e Lituânia, Finlândia. Esses países têm na pesca e extração de madeira as principais atividades econômicas, essa restrição é decorrente das condições climáticas que comprometem, por exemplo, a produção agrícola.
A Europa Centro-Oriental se constitui sobre o grupo de países da ex-União Soviética que tiveram sua independência, essas possuem culturalmente uma grande complexidade e diversidade étnico-cultural, como por exemplo, República Tcheca, Polônia e Hungria, além de Ucrânia, Geórgia e Azerbaijão.
A Europa Meridional é banhada pelo mar Mediterrâneo, localizada na Península Ibérica. Nessa região está presente Portugal, Espanha e Grécia, que durante grande parte da história foram centros de dispersão de culturas.
Portugal e Espanha foram responsáveis por desvendar os continentes da África e, principalmente, a América do Sul.
Explicação:
A Europa é um continente localizado no hemisfério norte. Referente ao seu quadro natural a maioria do continente está na zona temperada, porém uma pequena parcela está na zona polar. Sua principal regionalização está relacionada a sua formação histórica e política.
Relevos europeus
- Maciços antigos: montanhas e altitudes antigas. Montes Urais e alpes escandinavos.
- Planícies centrais: grande planície de solos férteis. Ótimo local para produção agrícola (cereais) e pecuária.
- Cordilheiras recentes: montanha jovem e grande altitude. Pireneus, Alpes, Balcãs e Cáucaso.
- Depressão: locais abaixo do nível do mar. Principal país é a Holanda.
Hidrografia
Principais rios: Volga (o rio mais extenso da Rússia), Reno, Danúbio.
Climas e paisagens
- Europa do Norte: latitude acima de 60° N. Clima frio e polar. Florestas Boreal e Tundras.
- Europa de planícies: clima temperado oceânico (maior umidade e bastante chuvas). Clima continental (mais seco e com grande variação de temperatura). A floresta é temperada, mas existe pradaria.
- Europa do Sul: invernos secos e verões chuvosos. Clima mediterrâneo, vegetação arbustivas e arbóreas.
Aspectos culturais
A Europa é diversa, com várias línguas e agriculturas distintas. Grande industrialização e desenvolvimento social marcam todo o continente, especialmente a zona do Euro.
Problemas ambientais
- Chuva ácida nas grandes cidades.
- Desertificação principalmente no sul europeu.
- Alta exploração de pesca e risco de extinção de espécies.
- Resido nucleal como o desastre de Chernobyl
- destruição da mata nativa.
Matriz energética europeia
- Gás e petróleo: grande fonte no mar do norte e no norte da Rússia. Os gasodutos são a grande forma de distribuição desses combustíveis.
- Carvão: motor das termelétricas, grandes jazidas na Alemanha e a Polônia.
- Energia Nuclear: Maior fonte energética europeia. Muito produzida no leste europeu e na França.
Transformação da matriz energética
Os países europeus preocupados com a degradação ambiental, buscam uma nova forma de energia (mais limpa e renovável). São elas:
- Biomassa.
- Hidrelétricas.
- Energia geotérmica.
- Eólica.
Europa e a busca da cidade verde
As grandes cidades europeias estão transformando sua relação com os transportes e meios de vida mais sustentáveis. Eles estão estimulando o transporte público, a bicicleta e a mobilidade ativa.
Regionalização da Europa
- Europa ocidental: conta com os principais países capitalista e coloniais do mundo, como Alemanha, França e o Reino Unido.
- Europa setentrional: formado pelos países da península escandinava e os bálticos.
- Europa Centro-Oriental: São formados pelos ex-países socialistas e os países da CEI (comunidade dos países Independentes) ex-países soviéticos.
- Europa Mediterrânea: Formado pelas três penínsulas: ibérica, itálica e balcânica.
Saiba mais sobre a Europa https://brainly.com.br/tarefa/15291363
#SPJ2