Respostas
Resposta:Existem na natureza vinte tipos de aminoácidos.Todos os seres vivos utilizam esses aminoácidos para sintetizar suas proteínas.
Explicação:
Os aminoácidos podem ser definidos como moléculas orgânicas que apresentam grupos — carboxila (-COOH) e amino (-NH3) — ligados a um único carbono, denominado de carbono alfa. Esse carbono é observado no centro do aminoácido e liga-se ao grupo amino, ao grupo carboxila, a um átomo de hidrogênio e a um grupo variável, que é chamado de cadeia lateral ou grupo R.
O carbono central é denominado de carbono alfa e está ligado a um grupo amino, um grupo carboxila, um átomo de hidrogênio e ao grupo R.
→ Os 20 aminoácidos encontrados nas proteínas
Vejamos a lista dos 20 aminoácidos encontrados nas proteínas e suas abreviações, em três letras e uma letra:
Aminoácido
Abreviação de três letras
Abreviação de uma letra
Alanina
Ala
A
Arginina
Arg
R
Asparagina
Asn
N
Ácido aspártico
Asp
D
Ácido glutâmico
Glu
E
Cisteína
Cys ou Cis
C
Glicina
Gli ou Gly
G
Glutamina
Gln
Q
Histidina
His
H
Isoleucina
Ile
I
Leucina
Leu
L
Lisina
Lis ou Lys
K
Metionina
Met
M
Fenilalanina
Phe ou Fen
F
Prolina
Pro
P
Serina
Ser
S
Tirosina
Tir ou Tyr
Y
Treonina
Tre ou Thr
T
Triptofano
Trp
W
Valina
Val
V
→ Classificação dos aminoácidos
Os aminoácidos são agrupados, geralmente, de acordo com as características de suas cadeias laterais. De acordo com essas características, podemos dividi-los em:
Aminoácidos com cadeias laterais apolares;
Aminoácidos com cadeias laterais polares;
Aminoácidos ácidos (aminoácidos que possuem cadeias laterais com carga negativa devido à presença de grupos carboxila);
Aminoácidos básicos (aminoácidos que possuem o grupo amino nas cadeias laterais).
Além dessa classificação, os aminoácidos podem ser classificados em dois grupos: aminoácidos essenciais e não essenciais. Nesse caso, o critério utilizado é a capacidade do organismo de sintetizar esses aminoácidos.
Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que não podem ser sintetizados endogenamente e devem ser obtidos a partir do alimento, já os aminoácidos não essenciais são aqueles que o organismo é capaz de sintetizar.
Os aminoácidos podem ser encontrados em diversos alimentos, como carnes vermelhas, ovos, queijo, feijão, lentilha, amêndoas, amendoim e arroz
→ Aminoácidos essenciais
Os aminoácidos chamados essenciais são aqueles que devem ser obtidos por meio da alimentação, devido ao fato de que o organismo não é capaz de sintetizá-los. São considerados aminoácidos essenciais: isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina. Nas crianças, considera-se ainda mais um aminoácido como essencial: a histidina.
→ Função dos aminoácidos
Os aminoácidos são moléculas importantes que atuam como subunidades na construção das proteínas. As proteínas são macromoléculas essenciais para os seres vivos, atuando, entre outras funções, na defesa do organismo, na comunicação celular, no transporte de substância, na movimentação e contração de certas estruturas, e como catalisadores de reações