Muitos pesquisadores dispendem tempo em seus estudos para teorizar sobre a liderança e sua prática. Logo, existem diferentes formas de explica-la. Todavia, há certo consenso em dizer que a liderança se aprende e que algumas pessoas têm maior interesse e facilidade em exercê-la. Dias (2011) faz algumas considerações importantes sobre o papel de liderança do enfermeiro. Em relação ao tema, leia os itens elencados abaixo e julgue-os (V) verdadeiro ou (F) falso: ( ) Um compromisso assumido por toda a equipe deve ser, principalmente, cumprido pelo líder, pois é desta forma que se cria confiança e credibilidade junto aos liderados. ( ) Quando não há uma adequada comunicação dentro da equipe e o correto alinhamento dos objetivos a serem alcançados, os colaboradores tendem a não cumprir determinadas atividades. Isso ocorre, principalmente, quando os objetivos são impostos de modo autoritário pelos superiores (chefes). ( ) Enquanto líder, o enfermeiro precisa adotar uma posição inflexível e constate para analisar as situações do cotidiano. ( ) Às vezes, os resultados que a organização, a equipe ou os clientes desejam não estão em acordo com o que o enfermeiro deseja, porém é preciso que o enfermeiro queira e esteja motivado para motivar os demais membros da equipe. Leia com atenção o texto base, insira V para verdadeira e F para Falsa nas afirmativas e em seguida, assinale a alternativa correspondente. Alternativas: a) V – V – F – V. b) V – F – F – V. c) V – F – F – F. d) F – V – F – V. e) F – F – F – V.
Respostas
Resposta:
V – V – F – V
Explicação:
Resposta:
V – V – F – V.
Explicação:
Primeiro: o enfermeiro precisa querer e estar motivado, pois só assim poderá motivar os demais. No entanto, muitas vezes, os resultados que a organização, a equipe ou os clientes desejam não estão em acordo com o que o enfermeiro deseja.
Segundo: o enfermeiro precisa saber o que motivar e como motivar cada colaborador da equipe, pois só se motiva para um determinado objetivo aquela pessoa que entende a necessidade de cumpri-lo. Nesse sentido, a orientação é parte importante. É preciso que todos estejam alinhados e entendam aquela necessidade. É fácil perceber que, quando não há esse alinhamento, os colaboradores não cumprem determinados objetivos. Isso ocorre principalmente quando as necessidades não são discutidas ou explicadas junto a todos os envolvidos e são impostas de modo autoritário pelos superiores (chefes). Logo, é imprescindível que o enfermeiro ouça cada profissional, explique sua responsabilidade no alcance daquele objetivo e negocie para facilitar o trabalho e chegar aos objetivos propostos.
Terceiro: o enfermeiro deve ser modelo na busca por esse objetivo, pois não há nada mais desmotivador do que um líder que exige algo, mas age de forma contraditória. Um compromisso assumido por toda a equipe deve ser, principalmente, cumprido pelo líder. É dessa forma que se cria confiança e credibilidade.
Quarto: como dito antes, a comunicação é fundamental. Ela deve ser clara, compreensível, objetiva, transparente e validada. Validar uma informação comunicada aos liderados significa checar que cada um compreendeu corretamente o que foi comunicado. Isso pode ser feito pedindo que o colaborador repita o que entendeu e ouvindo atentamente para corrigir ou esclarecer pontos que não se fizeram claros.