• Matéria: Física
  • Autor: dudaaah18
  • Perguntado 7 anos atrás

Em setembro de 1987, dois catadores de lixo na cidade de Goiânia entraram em uma clínica abandonada, encontraram uma máquina ali dentro e a desmontaram. Mal sabiam eles que causariam o que já foi considerado o pior desastre nuclear do mundo desde Chernobyl, em 1986, e o maior acidente radioativo da história fora de uma instalação nuclear.

Os dois homens, Wagner Pereira e Roberto Alves, retiraram a parte superior da máquina – que era uma unidade de radioterapia usada para tratamentos contra o câncer – e a levaram para casa em um carrinho de mão. Dentro, havia um cilindro que continha 19 gramas de césio-137, uma substância altamente radioativa.

Quando os médicos foram informados sobre a cápsula, pediram ao físico Walter Mendes Ferreira que examinasse o dispositivo. Ele pediu emprestado um detector de radiação de uma agência federal de prospecção de urânio e foi ao escritório de saúde.

“Quando estava a cerca de 80 metros do escritório o detector começou a agir de forma estranha [...] começou a ficar saturado. Isso significava que estava em um lugar com um campo de radiação muito alto”, disse Walter.

Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2019. (Adaptado.)

O acidente radioativo em Goiânia em 1987 ocorreu porque

A
os catadores de lixo não tinham imunidade à radioatividade emitida pelo césio-137.

B
os catadores não levaram o césio para o centro de reciclagem de lixo comum.

C
a clínica não descartou o material radioativo no aterro sanitário da cidade.

D
a clínica não seguiu o programa de descarte de resíduos radioativos que é previsto em lei.

Respostas

respondido por: Anônimo
39

Resposta: olá

bom para começar, o erro é em parte da clinica, que por sua vez não descartou corretamento os materiais médicos, que devem ser descartados corretamente,longe de lixo comum e muito menos abandonado...

posso a firmar que a resposta correta é "D".

bons estudos qualquer duvida me pergunte.


felipeppedro24: dw
respondido por: Ailton1046
1

O acidente radioativo em Goiânia em 1987 aconteceu pois a clinica não seguiu o procedimento adequado de descarte, sendo a letra "D" a alternativa correta.

Radioatividade

A radioatividade é uma energia que determinados elementos emitem, quando estes não estão neutralizados, onde essa radioatividade faz com que se quebrem as ligações químicas das moléculas.

O acidente de Goiânia, em 1987, aconteceu devido ao descarte inadequado do Césio-237, onde no caso a clínica deixou esse material abandonado e não seguiu o protocolo de descarte que foi previsto em lei.

Aprenda mais sobre radioatividade aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/15759922

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares