• Matéria: Filosofia
  • Autor: vitoriacbezerra
  • Perguntado 7 anos atrás

Esta frase do filósofo HOBBES: "Conhecer é Poder." Ela pode ter uma dupla interpretação, ou seja, um sentido positivo e outro nem tanto. Explique essas duas interpretações possíveis.
ME AJUDEM POR FAVOR!!

Respostas

respondido por: otaviozzago
13

Resposta:

Na minha opinião, pode ser interpretado por sabedoria, ex: uma pessoa que sabe mais sobre a natureza é melhor em biologia. Mas pode ser interpretado por superioridade, quem é mais esperto, engana os outros, e tem "poder sobre eles".

Explicação:

respondido por: rebeccavs
9

Thomas Hobbes expressa “conhecimento é poder” com uma intertextualidade ao filósofo Maquiavel, que diz “dê poder ao homem e saberá quem ele realmente é”.

O que Hobbes quis dizer é, em outras palavras, o conhecimento é uma forma de manipulação. Através dos sofistas, no tempo de Sócrates (antes de Cristo), a verdade era baseada na opinião e, principalmente, na oratória do indivíduo. Dessa maneira, ele conseguiria cargos importantes na sociedade e teria poder para manejá-la; ou seja, capaz de emergir socialmente. Isso seria positivo para quem o possui, mas negativo para o povo, que está à mercê de um homem com intenções desconhecidas.

Perguntas similares