De autoria desconhecida, e interpretada por Mário Pinheiro, a música a seguir foi muito tocada no Rio de Janeiro, em 1904, referindo-se à Revolta da Vacina. Leia-a e, em seguida, responda às questões.
Bem no braço do Zé Povo
Chega o tipo e logo vai
Enfiando aquele troço
A lanceta e tudo o mais
Mas a lei manda que o povo
E o coitado do freguês
Vá gemendo na vacina
Ou então vá pro xadrez
E os doutores da higiene
Vão deitando logo a mão
Sem saberem se o sujeito
Quer levar o ferro ou não
a) Considerando que as campanhas de vacinação têm por objetivo imunizar a população e evitar a transmissão de doenças, explique o que levou a população do Rio a rejeitar essa iniciativa em 1904. Mencione um trecho que confirme sua resposta.
b) Além da imposição que provocou a Revolta da Vacina, o que mais acontecia no Rio de Janeiro, naquela época, que prejudicava a população de menor poder aquisitivo?
por favor me ajudem preciso entregar hoje
Respostas
Resposta:
a) Pois, a população em nenhum momento foi esclarecida sobre a importância da vacina e tinha medo de seus defeitos, considerou o decreto mais uma violência e intromissão do governo em suas vidas. No trecho "Sem saberem se o sujeito
Quer levar o ferro ou não"
b) A situação do Rio de Janeiro no início do século 20, era precária população sofria com a falta de saneamento básico. Esse fato desencadeava várias epidemias entre elas a febre amarela,peste bubônica e a varíola, a população de baixa renda que morava em habitações precárias era a mais prejudicada.
Explicação:
Resposta:
A) Como as pessoas nunca souberam da importância das vacinas e temem suas deficiências, acreditam que o decreto é mais violento e também uma intervenção do governo em suas vidas. No trecho: "sem saberem quer levar o ferro ou não"
B) A situação do Rio de Janeiro no início do século 20, a população estava em situação de risco e carecia de saneamento básico. Esse fato causou várias epidemias, incluindo febre amarela, peste e varíola, e as pessoas de baixa renda que vivem em casas instáveis são as mais afetadas.
Explicação: