• Matéria: Português
  • Autor: giuliaolsak
  • Perguntado 6 anos atrás

No caderno 1 do 8º ano, além de conhecer as características do diário pessoal, você aprendeu um pouco mais sobre textos escritos para jornais. Leia o texto a seguir – uma crítica encontrada em um suplemento semanal direcionado a crianças e jovens, publicada no jornal Folha de S.Paulo.

Livro sobre crianças imigrantes no Brasil tem histórias emocionantes

Confira a crítica escrita por Leonardo Cannatá, de 11 anos, do livro ‘Eu Estou Aqui’

O livro “Eu Estou Aqui”, de Maísa Zakzuk, conta a história de 12 crianças que deixaram seus países por diferentes motivos para começar uma nova vida no Brasil.

Todas contaram o quanto foi difícil deixar o seu país, seus familiares, seus amigos e sua vida para trás.

Rodrigo, por exemplo, tem 12 anos, morava na Bolívia e a sua maior tristeza foi não ter trazido o seu gato, seu cachorrinho de pelúcia e, principalmente, seus avós. Rodrigo quer ser jogador de futebol e um dia jogar pela seleção brasileira.

Já Ghazal tem dez anos e em 2014 saiu da Síria e veio para o Brasil. Atualmente, ela ajuda crianças refugiadas traduzindo a língua árabe.

Jay chegou ao Brasil em 2011. No começo, o garoto sul-coreano estranhou a culinária brasileira, mas hoje as comidas preferidas dele são picanha, estrogonofe e pão de queijo.

Mariam e sua família, até virem para o Brasil, eram considerados sem pátria, pessoas sem os seus direitos como cidadãos. Ela adora romã e seu sonho é pilotar aviões.

Não tem como ler essas histórias e não se emocionar. Recomendo esse livro para quem gosta de histórias emocionantes de superação dos refugiados. Prepare o coração e boa leitura!

Disponível em: no-brasil-tem-historias-emocionantes.shtml/>. Acesso em: 14 out. 2019.

Nessa crítica à obra, o autor (um garoto de 11 anos) revela que, no livro, são apresentadas várias crianças e jovens que saíram de seus países e vieram para o Brasil.

Imagine-se como um desses jovens escrevendo um diário pessoal. Elabore uma página de diário contando como foi o dia em que, depois de sair de seu país rumo a uma terra desconhecida, o(a) autor(a) chegou ao Brasil.

Elabore essa página considerando que o(a) jovem acabou de chegar ao Brasil e vai relatar suas impressões desse momento de mudança e desafios.

Baseie-se nas informações trazidas pelo texto anterior e acrescente outras que julgar necessárias.

Siga o roteiro abaixo para organizar seu texto:

• Como foi chegar ao Brasil? O que sentiu? O que esperava?

• Quais foram as primeiras impressões sobre o novo país e as pessoas que encontrou?

• Quais as expectativas desse jovem ao chegar a um novo país?

Ao terminar seu texto, revise-o com atenção, verificando:

• A escrita das palavras, a pontuação e a paragrafação do texto.

• Se o texto cumpre o roteiro pedido e dá destaque aos sentimentos, às impressões e ao olhar particular do(a) jovem que está elaborando seu diário.

ate 6 horas pliss
hoje é dia 09\04\2020 ta

Respostas

respondido por: Anônimo
22

Resposta:

Querido Diário

Meu nome é Mila Nox, ganhei você quando cheguei aqui no Brasil, mas antes de eu escrever sobre meu dia a dia vou contar como eu cheguei aqui nesse país maravilhoso.

Eu sou do Uruguai, tenho 11 anos e me mudei para o Brasil faz 3 dias. Me mudei para cá porque as condições financeiras da minha família não estava muito boa e meu pai me abandonou. Minha mãe me falou que nossa melhor saída era recomeçar do zero no Brasil e morar com uma tia que morava lá, eu fiquei triste pois eu não queria deixar minhas amigas e minha casa, mas entendi que isso era necessário. Minha sorte é que eu tinha aulas de português na escola e isso me ajudou muito.

Eu nunca tinha imaginado como era o Brasil, então eu não sabia o que esperar, após passar pela fronteira, vi que era 'bem diferente do Uruguai e isso me deixou muito animada. Nós nos mudamos para o Rio Grande do Sul no município de Santana do Livramento, uma cidade linda! Eu estava com muita fome então eu e minha mãe fomos para um bar restaurante que estava tendo promoção de espetinho de carne, (eu amo carne) o garçom que nos trouxe a comida era bem simpático e educado, será que as pessoas aqui são como ele também?

A comida é uma delicia e a musica é muito legal, depois disso fui dormir num hotel e de manhã eu fui para a casa da minha tia. Não vejo a hora de eu ir para a escola daqui e fazer novas amigas.

Amanhã eu começo a escrever sobre meu dia a dia, estou cansada e preciso dormir. Boa noite.

Explicação:

Vc pode usar meu texto como base


bernardotgb: Obg por me ajudar na base do texto
davicunhasantana2018: nao copia mn
ANON1MOS: eu já copiei
OceansBeats: já era, copiei
Perguntas similares