Nos voos da ponte aérea Rio de Janeiro- São Paulo, o número de assentos desocupados durante um mês foi agrupado nas seguintes classes: de zero até 4; de 5 até 9; de 10 até 14; de 15 até 19; de 20 e mais. Com base nessa distribuição, é possível obter o número de voos em que: a) havia menos de 10 assentos desocupados ? b) mais de 14 assentos desocupados ? c) pelo menos cinco assentos desocupados? d) exatamente nove assentos desocupados ?Nos voos da ponte aérea Rio de Janeiro- São Paulo, o número de assentos desocupados durante um mês foi agrupado nas seguintes classes: de zero até 4; de 5 até 9; de 10 até 14; de 15 até 19; de 20 e mais. Com base nessa distribuição, é possível obter o número de voos em que:
a) havia menos de 10 assentos desocupados ?
b) mais de 14 assentos desocupados ?
c) pelo menos cinco assentos desocupados?
d) exatamente nove assentos desocupados ?
Respostas
Pelo conceito de distribuição agrupada podemos concluir que as respostas serão sim, sim, não e não, respectivamente.
Uma distribuição agrupada tem como objetivo definir classes de números com valores próximos, no intuito de simplificar análises.
Uma limitação desse tipo de classificação é que não é possível definir valores exatos para números individuais ou números fora dos limites dos agrupamentos.
Sendo assim, pela distribuição agrupada classificada de acordo com o número de assentos desocupados em vôos de 0-4, 5-9, 10-14, 15-19 e 20+, temos:
a) Sim, é possível obter o número de voos em que havia menos de 10 assentos desocupados, basta somar os grupos 0-4 e 5-9.
b) Sim, basta somar os grupos 15-19 e 20+.
c) Não, visto que o 5 pertence a um grupo de números (5-9), sem o detalhamento não seria possível definir que um vôo teve exatamente 5 assentos desocupados.
d) Não, pois o número 9 pertence a um grupo de números (5-9) da distribuição, sem o detalhamento não seria possível definir que um vôo teve exatamente 9 assentos desocupados.
Espero ter ajudado!