O eletrocardiograma (ECG) é um exame que registra a atividade elétrica do coração, verificando se a pessoa possui ou não problemas cardíacos. Por meio desse exame pode-se calcular a frequência cardíaca, isto é, quantas vezes o coração bate em um minuto. No papel que registra os dados do ECG, cada minuto equivale a 300 quadrículos. Para calcular a frequência cardíaca, basta contar quantos quadrículos existem entre um topo e outro da onda R no desenho projetado pelo batimento cardíaco.
No resultado mostrado acima para batimento cardíaco normal, pode-se determinar que a frequência cardíaca da pessoa vale, aproximadamente
A
começar estilo tamanho matemático 14px 1 sobre 75 espaço minuto fim do estilo
B
0,8 segundo.
C
1,25 batimentos por minuto.
D
75 batimentos por minuto.
E
100 batimentos por minuto.
Respostas
respondido por:
51
A resposta será D) 75 batimentos por minuto.
No ECG existem 300 quadrículos representando 300 bpm no quadrado realçado, com o aumento da distância entre os picos, temos a diminuição dos batimentos cardíacos da pessoa (inversamente proporcional).
Podemos escrever o seguinte esquema para representar a proporcionalidade entre a distância dos picos (em quadrados grandes) e a quantidade de batimentos:
1 quadrado ------- 300 bpm
2 quadrados ----- 150 bpm (300/2)
3 quadrados ------ 100 bpm (300/3)
4 quadrados ------ 75 bpm (300/4)
Logo, como a quantidade de quadrados entre os picos é igual a 4, o correspondente em batimentos será de 75 bpm. (opção D)
Espero ter ajudado!
Anexos:
respondido por:
3
Resposta:
pra mim é a letra d 75 batimentos
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás