Respostas
Explicação:
tecido muscular pode ser de três tipos: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco. Tipos de tecidos musculares. ... O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo
Resposta:
O tecido muscular apresenta células com capacidade de contração, sendo também chamadas de fibras musculares. Essas células, ou fibras, são alongadas e apresentam grande quantidade de filamentos de proteínas contráteis, como actina e miosina.
Algumas estruturas das células musculares têm denominações específicas. A membrana celular, por exemplo, é denominada sarcolema. O citosol apresenta a denominação de sarcoplasma. Já o retículo endoplasmático liso é denominado retículo sarcoplasmático.
O tecido muscular apresenta células alongadas e ricas em proteínas com capacidade de contração.
Importância do tecido muscular
Devido a sua capacidade de contração, extensibilidade, elasticidade e excitabilidade, o tecido muscular desempenha um papel importante no nosso corpo. É devido à presença dele que conseguimos:
Movimentar nosso corpo;
Garantir o batimento cardíaco;
Permitir a movimentação de várias substâncias, como o sangue e o alimento;
Garantir a estabilização do corpo e a manutenção da postura;
Permitir que alguns órgãos aumentem seu tamanho e retornem ao tamanho original;
Produzir calor pela sua contração.
Classificação do tecido muscular
O tecido muscular pode ser dividido em três grupos: tecido muscular estriado esquelético, tecido muscular não estriado e tecido muscular estriado cardíaco. Falaremos um pouco mais sobre cada um desses tipos: