Por que o episódio da abolição da escravatura (em 1888) não pode ser considerado fudamental para a queda da monarquia(em 1889)
Respostas
Resposta:
Pois, mesmo com a libertação ainda eram de certa forma escravos então não abalou a economia, pois os negros teriam que achar empregos, só que eles se alimentavam através dos senhores de engenho que outrora cobrava moradia e comida que deixavam os negros na famosa corrida dos ratos, que é quando a pessoa arranja um trabalho que promete uma boa quantidade de dinheiro só que ele sempre estará individado de alguma forma pelo seu patrão
O episódio da abolição da escravatura em 1988 não pode ser considerado o fator fundamental para a queda da monarquia em 1889, haja vista que foi um conjunto de aspectos que propiciou essa queda, a exemplo das ligações de D. Pedro II com a maçonaria e seu desentendimento com os militares.
Queda da monarquia brasileira
Assim, apesar de o monarca ter perdido a simpatia dos grandes donos de terras, lhes causando prejuízo, pois teriam agora de pagar pela mão-de-obra, D. Pedro II se viu encurralado por duas grandes instituições, a católica e a militar.
A igreja católica não aceitava que o então imperador fosse próximo da maçonaria à época em que teorias conspiracionistas acerca do ocultismo afloravam, assim como os militares passaram a ser influenciados por ideais republicanos.
Mais sobre a queda da monarquia brasileira: brainly.com.br/tarefa/7390127
#SPJ2