• Matéria: Física
  • Autor: TEOTFW
  • Perguntado 7 anos atrás

(Ufms 2006) Uma lâmpada está pendurada verticalmente em uma corda no interior de um

elevador que está descendo. O elevador está desacelerado a uma taxa igual a 2,3 m/s2. Se a

tensão na corda for de 123 N, qual a massa da lâmpada em kg?

(Considere g = 10 m/s2).

Vi as resoluções desta questão e todas dizem que "P-T = m.a" mas como o elevador desce desacelerado(retardado) não devia ser "T-P = m.a"?
Preciso de esclarecimento.​

Respostas

respondido por: AFOLHA
2

Explicação:

Não pode ser T-P pq o elevador está descendo, isso implica que a desaceleração é para cima e como o peso da lâmpada contribui para a aceleração do movimento, pois o peso aponta para baixo (no sentido positivo do movimento), logo a tração exerce uma força que aponta para cima, ajudando a desacelerar a lâmpada (sentido negativo do movimento), por isso o T fica negativo nessa questão.

Só seria T-P se o elevador estivesse subindo, pois o movimento do elevador estaria apontando para cima mas o peso da lâmpada apontaria para baixo.


TEOTFW: Então sempre que o elevador descer a força Peso será positiva?
TEOTFW: Pensei assim: se a aceleração é para cima, entao forca resultante tbm é, logo quem "prevalece" é a T.
AFOLHA: não necessariamente positivo mas sim que a força peso contribui para a aceleração na descida do elevador. A questão do ser positivo ou negativo está mais ligado ao referencial adotado
TEOTFW: T-P mesmo subindo desacelerado?
AFOLHA: pode acontecer também
TEOTFW: Assim eu fiquei meio confusa, pois eu aprendi que se aceleração é para cima, a fresultante é tbm, então a força que tá pro sentido da resultante, no caso a tração, ela seria maior, então a conta seria "T-P = ma". Então esse modo que eu apredi tá errado?
Perguntas similares