5. (Unb 2010) Os trabalhos de Aristóteles e Galileu representam dois momentos marcantes do desenvolvimento das ciências naturais no Ocidente. Assinale a opção que sintetiza corretamente as contribuições de cada um deles para a história da ciência. A) Aristóteles produziu conhecimento acerca do universo de modo empírico e experimental, ao passo que Galileu defendeu o uso da matemática como ferramenta de descoberta, relegando a lógica a uso apenas argumentativo. B) O conhecimento de Aristóteles acerca do universo era especulativo, embasado na lógica que ele mesmo criara, diferentemente do conhecimento de Galileu, que defendia o uso da matemática como ferramenta de descoberta, relegando a lógica a uso apenas argumentativo. C) A despeito de diferenças quanto à percepção do universo, como heliocêntrico ou geocêntrico, tanto Galileu quanto Aristóteles atribuíam à lógica o poder de desvelar relações de causalidade entre os fenômenos naturais. D) O conhecimento de Aristóteles acerca do universo era empírico, e o de Galileu, contemplativo, diferindo ambos quanto ao grau de manipulação dos fenômenos naturais na construção dos conceitos científicos.
Respostas
Resposta:
Alternativa B-)
O conhecimento de Aristóteles acerca do universo era especulativo, embasado na lógica que ele mesmo criara, diferentemente do conhecimento de Galileu, que defendia o uso da matemática como ferramenta de descoberta, relegando a lógica a uso apenas argumentativo (B).
A ciência aristotélica
Aristóteles pensa os universais segundo a teoria universalia in rebus, que concebe que os universais na realidade.
A existência dos universais, ao contrário do que diz Platão, depende da existência dos particulares que os representam.
Com isso, a cor vermelha, segundo Aristóteles, existe pressupondo os objetos "maçã", "coração", sangue". Assim, os particulares exemplificam os universais. A filosofia é contemplativa, pois corresponde ao exercício do pensar e da reflexão.
Saiba mais sobre ciência em: https://brainly.com.br/tarefa/2929202
#SPJ2