Respostas
Resposta:
A doença de Parkinson está muito mais relacionada a sintomas motores, enquanto Alzheimer traz alterações cognitivas"
Para o leigo, informações técnicas, sejam elas sobre astronomia ou mecânica de automóveis, podem soar como línguas estrangeiras intangíveis. A medicina obviamente não foge dessa regra, contando com o agravante de que essa área usa frequentemente nomes próprios (epônimos) para designar sintomas e principalmente doenças.
Na neurologia, um exemplo típico é a confusão entre as doenças de Alzheimer e de Parkinson, duas entidades que, em realidade, têm manifestações e evolução bem diferentes.
Diferenças dos sintomas
A doença de Alzheimer classicamente afeta a cognição, em especial a memória recente. Os sintomas tendem a progredir levando a mudanças de personalidade, limitações da capacidade de realizar tarefas mais complexas, reconhecer objetos e pessoas, e de manejar o funcionamento da própria vida de forma autônoma. Esse conjunto de sintomas recebe o nome genérico de demência. Assim, faz sentido dizer que a doença de Alzheimer tem na demência a sua principal característica. Alguns pacientes com doença de Alzheimer podem perder a mobilidade, mas isso tende a ocorrer em fases bem avançadas.
Já a doença de Parkinson tem como principais características clínicas as dificuldades de movimento. Isso manifesta-se com lentidão de movimentos associada a um ou mais dos seguintes sintomas: tremor, rigidez muscular e dificuldades de equilíbrio. A ocorrência de demência na doença de Parkinson ocorre em um terço dos casos, especialmente quando a doença está em suas fases mais avançadas.