Acerca do contexto que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, quais países eram os componentes da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente. Por quais motivos esses países decidiram organizar e fazer parte dessas alianças?
Respostas
Resposta:
Tríplice Aliança: Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália (que saiu da aliança em 1915)
Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia (que saiu da Guerra em 1917 por causa das Revoluções Socialistas)
A Alemanha no começo do século XX, estava se industrializando de uma maneira assustadoramente rápida, consequentemente se tornando a maior potência da Europa Ocidental, mas a Alemanha ainda estava com receio de que seus vizinhos se juntassem contra ela, além de: O Império Alemão estava numa situação econômica e social muito boa, porém seu poder político estava enfraquecido, pois a Alemanha tinha poucas colônias, um dos motivos que fez com que a Alemanha juntasse forças com o Império Austro-Húngaro no fim do século XIX, e com a Itália em 1882. Anos antes, a Alemanha tentou fazer uma aliança junto com o Império Austro-Húngaro e a Rússia (Liga dos Três Imperadores), porém não deu certo porque a Rússia e o Império Austro-Húngaro não se davam muito bem, então o Império Russo deixou a Aliança, principal motivo da Alemanha convidar a Itália pra Aliança em 1882.
Com a saída da Rússia da Liga dos Três Imperadores, a França fez vários acordos com o Império Russo, que se tornam aliados. Mais tarde é o poderoso Império Britânico que se junta à França e Rússia, se tornando a Tríplice Entente. O principal motivo da Inglaterra se juntar a Rússia e França, é que os ingleses achavam que o balanço de poder europeu estava desbalanceado, então ela se junta à Entente.
Ao decorrer da Guerra, várias nações entraram, consequentemente, mudando o nome dos grupos:
Aliados: França, Inglaterra, EUA, Sérvia, Rússia (que saiu da Guerra em 1917), e vários outros.
Impérios Centrais: Alemanha, Império Austro-Húngaro, Bulgária e Império Otomano.
Espero ter ajudado ❤