Contadores binários podem ser classificados em contadores binários assíncronos e contadores binários síncronos. Nos circuitos assíncronos, o sinal de clock não é uniforme a todos os flip-flops envolvidos, como em um contador síncrono. Isso faz com que não sejam possíveis contagens não lineares. Por sua vez, como o sinal de clock é único nos contadores síncronos, podemos implementar contagens não lineares. Para tanto, circuitos combinacionais para gerar os valores a serem atribuídos aos terminais “J” e “K” devem ser implementados.
Suponha que seja necessária a implementação de um contador cuja contagem consiste em: 0 → 5 → 2 → 4 → 6. Na ocorrência de alguma falha do circuito, levando o valor corrente para 1, 3 ou 7, deve-se fazer com que o valor volte a ser 0 no próximo pulso de clock. Atribuindo as identificações “A” (bit mais significativo), “B” e “C” (bit menos significativo), construa o contador binário síncrono que atenda à especificação da contagem apresentada.
Assinale a alternativa que contém as expressões combinacionais relativas aos terminais “J” e “K” do bit mais significativo (bit “A”):
Respostas
respondido por:
43
A alternativa contendo as expressões combinacionais relativas aos terminais “J” e “K” do bit mais significativo (bit “A”), ou seja, a expressão de saída seria:
J A = ~C; K A = B + C.
Em computação, dizemos que o bit mais significativo é a posição de bit em um número binário que lhe confere o maior valor.
Podemos perceber que, no flip-flop, os valores não válidos (1, 3 e 7) devem ter as suas transições feitas para o valor 0. Assim, teremos que:
1 → 0, 3 → 0 e 7 → 0.
Espero ter ajudado, bons estudos.
respondido por:
3
Resposta:
J A = ~C; K A = B + C.
Explicação:
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás