Respostas
A burocracia é uma maneira de se praticar atos, principalmente na administração pública, sendo até benéfica, só que o seu excesso causa malefícios ao povo.
O termo Burocracia foi usado pela primeira vez em meados do século XVIII, pelo economista fisiocrático Vincent de Gournay. Ele pretendia designar o poder exercido pelos funcionários na administração da monarquia francesa.
Nas últimas décadas, no Brasil e no mundo, o termo burocracia adquiriu fortes conotações negativas. É popularmente usado para indicar a proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas. Mas, este conceito, em diferentes períodos históricos, já possuiu outros significados.
Alguns problemas no excesso de burocratização no Brasil:
* Internalização das regras e apego aos regulamento
* Excesso de formalismo e de papelada
* Resistência às mudanças
* Despersonalização do relacionamento
*Superconformidade às rotinas e aos procedimentos
* Exibição de sinais de autoridade
* Dificuldade no atendimento a clientes e conflitos com o público
A consequência é o afastamento do capital externo justamente num dos países com mais potencial, mais recursos disponíveis e com um dos maiores mercados do mundo. Um enorme paradoxo.
Nós já tivemos até um ministério da desburocratização, que claro, era burocrático, e não funcionou.
Agora temos uma iniciativa recente do Tribunal de Contas da União de voltar as suas ações para melhorar a eficiência e produtividade nas organizações públicas, justamente por meio da redução da burocracia desnecessária. Sejamos otimistas.