8. Reflita sobre a seguinte afirmação: "O indivíduo, portanto, não se resume à sua doença, mas é um ser humano complexo e é esse 'todo' humano que precisa ser considerado".
9. Quais são as principais atividades do psicólogo hospitalar?
10. Por que se pode afirmar que é grande a abrangência do trabalho do psicólogo hospitalar, em termos de quantas pessoas beneficia?
Psicologia Institucional e Comunitária:
11. Mencione alguns locais de atuação do psicólogo institucional/comunitário que mostrem a ampla variedade de instituições em que ele pode atuar.
12. Reflita sobre a seguinte afirmação: "Nas instituições, os psicólogos atendem diariamente a um número bastante grande de pessoas, o que inviabiliza a aplicação do modelo individual de atuação".
Sobre o contexto Educacional:
13. O que caracteriza a atuação do psicólogo educacional como um "educador" que participa, com outros profissionais, do processo educacional como um todo?
14. Quais são as principais atividades desempenhadas pelos psicólogos educacionais?
Respostas
A observação sobre a doença e o indivíduo se refere a saúde que deve ser de direito de todos seu acesso.
A pedagogia hospitalar tem como objetivo escutar a pessoa que está inserida no meio de uma determinada doença, assim como escutar a sua subjetividade porque no fim das contas a cura em si não elimina a subjetividade do sujeito.
Podemos traçar um panorama sobre psicologia hospitalar a da década de 80, agindo sempre na busca pelo bem estar dos pacientes indo desde crianças a idosos, e, anos depois, em 1997 acontecia a fundação da Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar.
Dentre os espaços que o psicólogo institucional atua podemos citar:
- O ambiente de trabalho;
- As secretarias.
A psicologia educacional auxilia o educador na transmissão do conhecimento para os alunos, e, além disso, poderá agregar todas as esferas da escola enquanto instituição em seu potencial formador da personalidade de seus alunos no processo ensino-aprendizagem.
Por fim, essa contribuição dialoga com o fato do aluno ser um sujeito ativo de seu processo de desenvolvimento intelectual e social.