Eu estava estudando química e me deparei com algo que não consegui entender.
Bom, a definição de mistura é a junção de uma substância com outras; tem-se como exemplo a água e o óleo.
Contudo, ao pesquisar exemplos de misturas heterogêneas, me deparei, em vários sites, com o exemplo da água e o gelo.
Aí que está minha dúvida. A água e o gelo, embora heterogêneos por estarem em fases diferentes, podem ser considerados uma mistura? Porque, por mais que sejam heterogêneos, a água e o gelo são constituídos por uma mesma substância (H2O), só que em estados diferentes.
Nesse caso, o correto não seria dizer que a água e do gelo são uma "substância composta heterogênea", em vez de uma "mistura"?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O termo correto para água e gelo é mistura heterogênea mesmo.
Explicação:
A definição de mistura é a presença de dois ou mais componentes. Embora água e gelo sejam H2O, suas propriedades são diferentes, logo são componentes diferentes: é como no ar atmosférico: há o gás oxigênio e o gás ozônio, mesmo sendo ambos feitos de oxigênio são componentes diferentes e portanto fazem uma mistura homogênea (toda mistura entre gases é homogênea).
No caso da água uma das propriedades que se pode citar é que quando se torna gelo seu volume aumenta, se as prioridades mudam temos diferentes componentes.
jeanvalentim07:
então, me veio mais uma dúvida. considerando que a água líquida e sólida apresentam propriedades diferentes, mas continuam com o mesmo componente, não seria mais correto dizer que ela é uma substância pura (por apresentar apenas água) e heterogênea?
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás