• Matéria: Informática
  • Autor: tamansalgado
  • Perguntado 7 anos atrás

Um sistema crítico é aquele que não pode apresentar falhas. Afinal, pense em como a existência de falhas em certos sistemas podem acarretar danos graves e até a perda de vidas. Sommerville (2003) ressalta que alguns sistemas podem apresentar danos graves em relação a perdas econômicas, danos físicos ou ameaças à vida humana.
Acompanhe o caso a seguir:


A equipe de desenvolvimento da empresa de software, incluindo você, está trabalhando para corrigir os defeitos da parte já entregue.
a) Considerando que foram encontrados 33 erros graves e 55 erros secundários, explique qual é a estimativa de erros no software inteiro caso esse problema não seja resolvido.
b) Como você irá solucionar o problema de desenvolvimento do restante do software? Lembre-se que você está trabalhando com recursos reduzidos, tanto no âmbito de tempo quanto de dinheiro e equipe.

Anexos:

Respostas

respondido por: arnonsilva
4

Resposta:

A) Considerando que 30% equivalem a 3/10 do sistema temos que (33x10)/3 + (55x10)/3 = 110 + 183.33= 293.33 erros.

B) Para corrigir os erros da parte que foi entregue Walkthrough seria uma técnica que seria bem funcional visto que ela envolve equipes pequenas e tem pouco tempo de execução. Porém para o desenvolvimento do restante do software optaria por fazer uso da técnica Peer review dividindo minha equipe em duplas onde cada programador em determinado momento verificaria e buscaria por erros na parte de seu colega, e em outros seria sua parte a ser examinada.

Explicação:

Espero ter ajudado

respondido por: daianamelodemedeiros
1

Resposta:

a) A partir da análise dos 30% do software já entregues, considerando que houve 33 erros graves e 55 erros secundários, há uma certa probabilidade de que, se o processo continuar da mesma forma, e se a proporção de erros se mantiver, ao final, o software terá 110 erros graves e 183,33 erros secundários.  

b) Para que esse cenário não se concretize, além do reparo imediato dos defeitos encontrados no software já entregue, será necessário aplicar um processo de revisão rígido em todos os artefatos que serão desenvolvidos daqui para frente. Como a empresa dispõe de poucos recursos para a revisão do projeto, é recomendado que sejam realizadas inspeções apenas nos artefatos mais críticos, mas que todos os outros sejam revisados com técnicas menos dispendiosas, como é o caso da pair review e do walkthrough.  

Como a situação da empresa já está crítica, visto que o cliente constatou uma série de defeitos nos 30% do software entregue, é importante que a equipe não opte pela realização de revisão por amostragem, pois, dessa forma, mais erros poderão passar despercebidos, comprometendo ainda mais a imagem do produto entregue.

Explicação:

Perguntas similares