Respostas
Resposta:
Explicação passo-a-passo:
Olá. A hipotenusa só existe em triângulo retângulo. É a primeira coisa que você tem que verificar. Esse aí, o triângulo MNQ, é um.
A hipotenusa é sempre o lado maior do triângulo retângulo. Para não confundir, com um nome estranho desses pense naquelas mulheres do século passado, que usavam aqueles vestidos com saias enoooormes, cheias de camadas. Não conseguiriam sentar nas cadeiras dos colégios de hoje, hehe... Então, Hipotenusa... enooorrrme. Lado maior!
Outro fato é que a hipotenusa sempre está no lado oposto ao ângulo reto. Então é o lado NQ.
====
É sempre interessante pesquisarmos aquilo que não conhecemos. Se entendermos como essas palavras estrangeira são formadas, a gente entende o que elas querem dizer. A ciência que estuda a origem das palavras é chamada de Etimologia. Procurando no google por "hipotenusa etimologia" temos:
Origem da palavra hipotenusa
A palavra hipotenusa vem do latim hypotenusa que, por sua vez, veio do grego antigo hypoteinousa. Hipotenusa sempre esteve associado à geometria, significando o lado mais comprido de uma triângulo retângulo.
O grego hypoteinousa vem da junção de hypo, que significa “por baixo”, com teinen, que significa “esticar”. Assim, a hipotenusa era a linha que se esticava entre as pontas de duas outras linhas unidas por um ângulo reto, formando um triângulo.
Fez sentido agora? Tudo que a gente entende fica fácil de lembrar.
Pela definição:
Hipotenusa = linha esticada abaixo das duas que formam um ângulo reto.
Pela associação mnemônica (historinha inventada para lembrar algo):
Hipotenusa = a senhora da saia enorme.... opa! lembrei! É o maior lado do triângulo retângulo.
Beleza?
Abraços. ^^)