• Matéria: Biologia
  • Autor: Lauraduartetwd
  • Perguntado 7 anos atrás

ALGUÉM PODE ME AJUDAR COM ESSA QUESTÃO????? É PRA AGORA !!!!




“[...] embora os professores afirmem que as teorias de Darwin e Lamarck de mudança nos organismos vivos seja um conteúdo fácil de lecionar, esses mesmos professores responderam outras questões demonstrando claro pensamento Lamarckista. Portanto, constata-se uma não clareza da teoria por parte daqueles responsáveis por sua transmissão. [...]”.
Considerando as informações do extrato de texto e os conteúdos do texto-base Teoria da Evolução como tema central da biologia: Experimento didático-formativo sobre as concepções dos professores acerca da evolução que dificultam o ensino desse tema, é correto afirmar que:

(A) A questão religiosa e a formação dos professores não interferem no ensino das Teorias da evolução, pois existem textos nos livros didáticos sobre evolução, o que diversifica as fontes utilizadas pelo professor.

(B) Quando indagados sobre padrões e processos evolutivos, os docentes demonstram concepções darwinistas, ao afirmar que a evolução biológica é direcional, progressista, e que ocorre em indivíduos.

(C) Os professores demonstram ter um vasto conhecimento sobre as teorias evolutivas pois os livros didáticos trazem uma abordagem bem precisa sobre as teorias de Lamarck e Darwin.

(D) Quando indagados sobre padrões e processos evolutivos, os professores apresentam concepções lamarckistas, ao afirmar que a evolução biológica é direcional, progressista, e que ocorre em indivíduos.

(E) As relações dos professores e alunos influenciadas pelas crenças religiosas para as explicações da origem e diversificação biológica favorecem o ensino da teoria da evolução de Darwin.

Respostas

respondido por: canalgalileu
2

Resposta:

Alternativa D

Explicação:

As concepções lamarckistas e darwinistas divergem fundamentalmente. Para Lamarck, a evolução é pautada na lei do uso e desuso, que se aplica a cada indivíduo e sua adaptabilidade ao meio ambiente. Para Darwin, a evolução se dá por uma combinação de fatores, principalmente pela seleção natural, a pressão que o ambiente causa sobre as espécies, e pela variabilidade genética, isto é, a capacidade indistinta dos seres vivos sofrerem mutações involuntárias, ocasionadas, por exemplo, por pequenas falhas no processo de replicação de DNA.

Aplicando isso à pedagogia, encontra-se um impasse: muitos professores, apesar de alegarem domínio das teorias evolucionistas, defendem ideias intuitivos e, portanto, lamarckistas. A evolução não é direcional, e sim aleatória. Tampouco é progressista, já que se pauta apenas na adaptação involuntária aos ambientes. Não é também ocorrente em indivíduos, mas em populações inteiras. Um indivíduo só não é capaz de alterar a genética de uma espécie inteira.

Para enteder com mais detalhes, é importante ler o livro "A Origem das Espécies por Meio da Selecção Natural ou a Preservação de Raças Favorecidas na Luta pela Vida" , de Charles Darwin. Outro livro que traz a temática, mas de maneira mais descontraída e no âmbito da divulgação científica, é o "Darwin sem frescura", de Paulo Pedrosa (o Pirula) e Reinaldo José Lopes.


Lauraduartetwd: Muito obrigado pela resposta magnífica S2
canalgalileu: De nada! ; )
Perguntas similares