• Matéria: Direito
  • Autor: iasmingc
  • Perguntado 6 anos atrás

As relações jurídicas são aquelas ligadas às normas jurídicas, onde a relação jurídica é um vínculo que une duas ou mais pessoas, cuja relação se estabelece por fato jurídico, cuja amplitude relacional é regulada por normas jurídicas, que operam e permitem uma série de efeitos. Tendo em conta esse conceito de relação jurídica, considere o caso concreto a seguir exposto: Virgínia Ambiciosa, administradora hospitalar e sócia da Clinica Por Aqui se Chega ao Paraíso LTDA., com o objetivo de reduzir a folha de pagamento, e com isso auferir maior lucro, promove a dispensa de uma técnica em enfermagem com dez anos de experiência e, em seu lugar, admite uma auxiliar, recém formada e sem nenhuma experiência. Após um mês de trabalho contínuo a auxiliar se equivoca e aplica, em um paciente, uma injeção letal. A família da vítima revoltada com o ocorrido resolve mover uma ação de perdas e danos morais. Agora responda ao que se pede, sob orientação de seu(a) professor(a), e fundamentado doutrinariamente: A partir da Identificação das relações jurídicas existentes no caso narrado, classifique-as em relação aos sujeitos, ao objeto e ao quanto ao efeito jurídico. a) 1º Relação Clínica e o paciente: b) 2ª Relação: Clínica e auxiliar de enfermagem c) 3ª Relação: auxiliar de enfermagem e o Estado

Respostas

respondido por: Saraivajessika
52

1)

Haverá responsabilidade civil e criminal da clínica em relação a família do paciente

2)

Haverá uma relação jurídica de responsabilidade, civil, criminal e trabalhista em relação a clínica e a funcionária

3)

Haverá uma responsabilização da auxiliar de enfermagem por parte do estado tanto no âmbito criminal, como em seu conselho de classe.

Os profissionais da saúde podem ser responsabilizados civil, criminalmente e no seu conselho de classe pelos erros cometidos no exercício de sua profissão.

A clínica possuí responsabilidade solidaria a do funcionário.  

respondido por: helioconceicaopereir
8

Resposta:

letra C

Explicação:

por que o sujeito ativo e o Estado e auxila e passivo.

Perguntas similares