1° ) faça uma análise do fim da Monarquia e a introduçãoda República no Brasil, explicando o motivo e como funcionou essa "transição"
2° ) Qual foi a situação dos Afro-Brasileiros do contexto político e social do final do século XIX é início do século XX
Respostas
Resposta:
1 questão
Assim como em toda fase de intensa transformação, os primeiros anos da República foram marcados pelas dissensões, pelas divergências e pelas disputas em torno do caminho a seguir e da conciliação dos diferentes interesses das forças que sustentavam o novo regime. Os monarquistas conseguiram aproveitar habilmente as brechas no bloco político que apoiava a República. Em várias ocasiões, como na Revolta da Armada, as figuras identificadas com a Monarquia souberam compor com os elementos descontentes com os primeiros governos republicanos para lutar contra o novo regime, em favor da restauração da Monarquia. Com o passar do tempo, porém, não conseguiram manter o mesmo espaço que tiver.
2 questão
A situação dos negros logo após a promulgação da Lei Áurea. Foi considerado como recorte temporal e geográfico a cidade do Rio de Janeiro entre os anos de 1888 a 1930. Os fatos históricos ocorridos nesse período na capital federal foram analisados, observando como foi o processo de inserção social dos afrodescendentes e as mazelas deixadas pelo longo período escravocrata existente no Brasil. Portanto é racional afirmar que as mudanças sociais ocorridas por conta da promulgação da Lei Áurea foram mínimas ou nulas, dadas as condições que os negros se encontravam imediatamente após a “libertação” destes.