Orlando é um profissional da área de recursos humanos de uma grande empresa. Recentemente, foi promovido para atuar como coordenador de desenvolvimento humano. Mateus estudou diversas ofertas de cursos e capacitações que chegavam continuamente até a empresa. Mas nenhuma dessas ofertas o atraiu muito. Achou que os conteúdos tinham pouca aderência com a prática organizacional e eram pré-formatados em modelos engessados. Aspectos como conteúdo, carga horária e metodologia também não o agradavam. Diante dos desafios de desenvolver as pessoas, um consultor mais experiente lhe sugeriu que propusesse à diretoria a formatação de uma Universidade Corporativa. Orlando ficou confuso. O que seria aquilo afinal? Como poderia contribuir para os objetivos de sua área e da empresa? Por onde começar?
Respostas
Resposta:
A Universidade Corporativa representa um Centro de Conhecimento Especializado e Aplicado. Na verdade não se trata de uma Universidade no sentido formal. As empresas podem desenvolver programas de qualificação de mão de obra e desenvolvimento humano sob medida às suas necessidades. Não ficam restritas aos cursos prontos do mercado. Dessa forma, consegue-se atingir os objetivos de desenvolvimento humano de funcionários, fornecedores, terceirizados e demais interessados. Uma forma de iniciar a formatação de uma Universidade Corporativa é mapear as necessidades de conhecimentos necessários para cada cargo, especialmente os cargos mais estratégicos e mais especializados. A partir desse mapeamento, desenvolver metodologia própria que possa ser aplicada visando um retorno prático dos conteúdos trabalhados. Por fim, selecionar profissionais próprios ou terceiros capazes de promover os cursos e demais treinamentos requeridos.
Explicação:
Resposta:
Padrão de resposta esperado
A Universidade Corporativa representa um Centro de Conhecimento Especializado e Aplicado. Na verdade não se trata de uma Universidade no sentido formal. As empresas podem desenvolver programas de qualificação de mão de obra e desenvolvimento humano sob medida às suas necessidades. Não ficam restritas aos cursos prontos do mercado. Dessa forma, consegue-se atingir os objetivos de desenvolvimento humano de funcionários, fornecedores, terceirizados e demais interessados. Uma forma de iniciar a formatação de uma Universidade Corporativa é mapear as necessidades de conhecimentos necessários para cada cargo, especialmente os cargos mais estratégicos e mais especializados. A partir desse mapeamento, desenvolver metodologia própria que possa ser aplicada visando um retorno prático dos conteúdos trabalhados. Por fim, selecionar profissionais próprios ou terceiros capazes de promover os cursos e demais treinamentos requerido
Explicação:
PADRÃO