Pesquisas revelaram que são as concepções de ensino e de aprendizagem da Matemática que fundamentam as práticas pedagógicas em contextos escolares. Segundo um estudo realizado por Fiorentini (1995), educador e pesquisador da área de Educação Matemática, foram identificadas seis concepções que têm se revelado nas práticas pedagógicas da disciplina de Matemática. Há evidências de que essas concepções foram intituladas conforme às necessidades sociais e econômicas da época, o que refletia no modo pelo qual o ensino de Matemática era desenvolvido em cada momento histórico, ainda que heranças de alguns aspectos de cada uma delas podem ser reconhecidas, atualmente, no processo educativo.
Considerando a emergência de cada uma dessas concepções, classifique-as na ordem com que elas se manifestaram no fluxo temporal.
( 1 ) Primeira ( ) Socioetnoculturalista;
( 2 ) Segunda ( ) Construtivista;
( 3 ) Terceira ( ) Formalista moderna;
( 4 ) Quarta ( ) Tecnicista;
( 5 ) Quinta ( ) Empírico-ativista;
( 6 ) Sexta ( ) Formalista clássica;
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
Alternativa 5: 6, 5, 3, 4, 2, 1
Explicação passo-a-passo:
Usualmente, quando falamos em tendências, entendemos as diferentes maneiras de se conceber alguma coisa, assim, por tendências em Educação Matemática, segundo Cunhasque e Grando (2006, p. 77), nos referimos a “[...] diferentes modos de ver e conceber a educação matemática”. Ainda segundo essas autoras, Fiorentini (1995) identificou seis concepções ou tendências diferentes acerca dos processos de ensinar e aprender Matemática: formalista clássica, empírico-ativista, formalista moderna, tecnicista e suas variações; construtivista e socioetnoculturista
Pagina 49 do Livro
respondido por:
2
Respo
Explicação passo-a-p
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás