PUCCAMP/2017)
O fenômeno contemporâneo da globalização mundial vem sendo estudado desde os anos 1990 por diversos pesquisadores, e alguns temas como os novos padrões
de consumo e integração no capitalismo ou os novos meios de comunicação de massa vêm sendo avaliados face a problemas sociais perenes, como a pobreza e a desigualdade. Diversos estudos indicam que, em nosso mundo globalizado,
o (A) tem-se a sensação de redução das distâncias geográficas e notam-se com mais intensidade as migrações humanas, fenômeno recebido com maior tolerância pelos países alvos dessas migrações.
o (B) permanecem assimetrias econômicas e desequilíbrios que colocam em cheque a utopia de integração que revestiu, inicialmente, o conceito de “globalização”.
o (C) percebe-se um reordenamento do capitalismo mundial, visível na mudança da polarização do eixo leste- oeste para o eixo norte-sul, porém sob os mesmos critérios de agrupamento.
o (D) diluem-se noções como Primeiro e Terceiro Mundo, dando lugar a um sistema conceitual que classifica os países como desenvolvidos, imperialistas, em desenvolvimento, subdesenvolvidos e miseráveis.
o (E) assegura-se a circulação rápida de informações e conhecimento científico, evitando - se a disseminação de dogmas e crenças fundamentalistas
Respostas
respondido por:
7
(B) permanecem assimetrias econômicas e desequilíbrios que colocam em cheque a utopia de integração que revestiu, inicialmente, o conceito de “globalização”.
Se um dia a globalização foi sinônimo de agrupamente e participação massiva dos mais diversos países permitindo o avanço de todos de maneira igualitária, hoje vemos que isso não é uma realidade e que as desigualdades estão cada vez maiores.
Embora hoje temos uma divisão em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e em desenvolvimento os critérios de divisão do eixo leste-oeste é diferente dos critérios desenvolvidos no eixo norte-sul, mas repetem as ideias separatistas.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás