As ferramentas ergonômicas podem ajudar na identificação de cargas de trabalho que podem levar o trabalhador a sofrer lesões musculoesqueléticas. Essas lesões podem ser causadas por movimentos repetitivos, intensificação do trabalho, posturas inadequadas adotadas por trabalhadores buscando um encaixe entre máquinas; transporte de cargas excessivas, fadiga etc. Todos esses fatores influenciam o afastamento do trabalhador de suas atividades, por acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, fadiga e/ou estresse.
Disponível em: . Acesso em: 19 nov. 2019.
Para realização da Análise Ergonômica do Trabalho, existem diversas ferramentas disponíveis. Sendo assim, associe as duas colunas, relacionando a ferramenta com a suas principais características.
( 1 ) OWAS ( ) Análise rápida codificada de posturas estáticas e dinâmicas; considera, também, a força e a frequência da ação: o resultado é uma nota de exposição que leva ao tipo de medidas preventivas a serem tomadas.
( 2 ) QEC ( ) Similar a RULA (checklist), considera todos os segmentos do corpo enquanto leva em consideração a movimentação manual de cargas.
( 3 ) PLIBEL ( ) Método rápido para estimar o nível de exposição; considera diferentes posturas, força, carga manipulada, duração da tarefa com notas hipotéticas para sua interação.
( 4 ) REBA ( ) Análise de posturas de segmentos diferentes do corpo; considera, também, sua frequência durante um turno de trabalho.
( 5 ) RULA ( ) Checklist para identificação de diferentes fatores de risco para segmentos diferentes do corpo; considera posturas inadequadas de movimentos, equipamentos e outros aspectos organizacionais.
A sequência correta desta classificação é:
Alternativas
Alternativa 1:
1-3-5-2-4
Alternativa 2:
3-4-1-2-5
Alternativa 3:
5-4-2-1-3
Alternativa 4:
4-5-2-1-3
Alternativa 5:
3-4-2-1-5
Respostas
Resposta:
Alternativa 3: 5-4-2-1-3
Explicação:
Vide pp. 156 e 157 do livro.
(1) OWAS (5) Análise rápida codificada de posturas estáticas e dinâmicas; considera, também, a força e a frequência da ação: o resultado é uma nota de exposição que leva ao tipo de medidas preventivas a serem tomadas.
(2) QEC (4) Similar a RULA (checklist), considera todos os segmentos do corpo enquanto leva em consideração a movimentação manual de cargas.
(3) PLIBEL (2) Método rápido para estimar o nível de exposição; considera diferentes posturas, força, carga manipulada, duração da tarefa com notas hipotéticas para sua interação.
(4) REBA (1) Análise de posturas de segmentos diferentes do corpo; considera, também, sua frequência durante um turno de trabalho.
(5) RULA (3) Checklist para identificação de diferentes fatores de risco para segmentos diferentes do corpo; considera posturas inadequadas de movimentos, equipamentos e outros aspectos organizacionais.