Para verificar se uma pessoa está febril, pode-se usar um termômetro clínico de uso doméstico que consiste em um líquido como o mercúrio colocado dentro de um tubo de vidro graduado, fechado em uma das extremidades e com uma escala indicando os valores de temperatura. Em seguida, coloca-se o termômetro debaixo da axila e aguardam-se alguns minutos para fazer a leitura. As afirmativas a seguir referem-se ao funcionamento do termômetro. I. A temperatura marcada no termômetro coincidirá com a temperatura de ebulição do mercúrio do dispositivo. II. A temperatura marcada na escala do termômetro está relacionada com a dilatação térmica do mercúrio. III. O tempo de espera citado acima refere-se ao tempo necessário para que se atinja o equilíbrio térmico entre o paciente e o termômetro. IV. Se a substância do mesmo termômetro for trocada por álcool, a temperatura indicada será a mesma. As afirmativas corretas são (A) I e II. (B) I e IV. (C) II e III. (D) III e IV. (E) Todas as alternativas estão corretas.
Respostas
respondido por:
61
(B) II e III estão corretas.
Um termômetro funciona pelo princípio da lei zero da termodinâmica que neste exemplo, significa que se o mercúrio está em equilíbrio térmico com a ponta metálica do terômetro e se ao mesmo tempo, a ponta metálica está em equulíbrio térmico com a axila do paciente, então o mecúrio está em equilíbrio com a axilia do paciente.
Já o valor marcado na leitura do têrmometro se dá por causa da dilatação térmica do mercúrio.
Ao receber calor (ou seja, ao esquentar) o mercúrio se expande.
Ao perder calor, o mercúrio se contrai.
Esta expansão é linear e por isso podemos marcar duas temperaturas bem definidas (0ºC e 100ºC, por exemplo) o btendo assim uma escala de temperatura.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás