Respostas
Resposta:
É inegável a grande contribuição que a arte traz no que diz respeito a sensibilizar os indivíduos de modo que os torne mais críticos, reflexivos, criativos e participantes dentro da sociedade. E se o papel da educação é exatamente garantir essas demandas para os seus indivíduos e libertá-los das “prisões da mente” que a sociedade, rodeada de paradigmas, construiu para dominá-los, por que não usar a arte para alargar a cabeça desses indivíduos e levá-los ao conhecimento sobre sua condição como ser humano responsável pelo seu destino e pelo destino da sociedade na qual está inserido?
Explicação:
É necessário haver uma conscientização das escolas para que valorizem esse poder da arte e a utilizem para obterem melhores resultados no processo ensino – aprendizagem. Uma escola de qualidade, que se preocupa com a formação total de seus alunos, procura maneiras de trazer práticas educativas que prendam a atenção dos alunos para uma melhor absorção dos conteúdos e, por conseguinte, um melhor rendimento escolar.
O processo de arte – educação é um tema complexo e abrangente, existem estudos, pesquisas e conhecimentos sobre esse tema que, se as escolas realmente se interessarem em analisar, levariam um melhor aperfeiçoamento na introdução dele na escola regular. Materializar essa idéia de introduzir a arte no âmbito escolar de maneira pertinente requer mais do que apenas encaixar a disciplina de arte ou educação artística no currículo escolar. Deve haver uma reforma conceitual e uma reestruturação da escola como um todo, onde haja também um entendimento do grande poder da arte para mudar a educação e, por conseguinte transformar a sociedade.