Respostas
Resposta:
Economia da África
A África é o continente mais pobre do mundo. Cerca de 1/3 dos habitantes da África vivem com menos de 1 dólar ao dia, abaixo do nível da pobreza definido pelo Banco Mundial.
O avanço de epidemias, o agravamento da miséria e os conflitos armados levam esta região a um verdadeiro caos.
Além disso, quase 2/3 dos portadores do vírus HIV do planeta vivem neste continente. O atraso econômico e a ausência de uma sociedade de consumo em larga escala, colocam o mercado africano em segundo plano no mundo globalizado. O PIB total da África é de apenas 1% do PIB mundial e o continente participa de apenas 2% das transações comerciais que acontecem no mundo.
Explicação:
Atualmente, a África se relaciona com a economia mundial principalmente como uma exportadora de matérias-primas: o maior produtor mundial de Cacau, responsável por um volume quase quatro vezes maior que o do "segundo colocado", é Gana, um país africano. Como boa parte dos países africanos são ainda não industrializados., o continente compra muitos bens de consumo de fora, sendo um mercado em expansão.
Historicamente, contudo, a África foi usada, em especial no século XIX e na primeira metade do século XX, como uma espécie de "campo de testes" e de super exploração do trabalho humano, tendo servido para enriquecer os países europeus em detrimento da população nativa.