• Matéria: Química
  • Autor: gineispiloto
  • Perguntado 6 anos atrás

Desde muitos séculos se sabia que muitos materiais podem emitir luz quando excitados. Este é o principio dos fogos de artifícios: para obter uma luz verde (λ = 520 nm) usam-se sais de cobre; para uma luz amarela (λ = 570 nm), sais de sódio; para uma luz vermelha (λ = 700 nm), sais de lítio”. (A Espectroscopia e a Química – da Descoberta dos Novos Elementos ao Limiar da Teoria Quântica. Revista Química Nova na Escola, 1996). (1,0) Que teoria atômica (modelo atômico) pode explicar o fenômeno citado acima? Como ela explica? (0,5) Quais as limitações desse modelo? (0,5) Qual a radiação citada acima é a mais energética? Justifique.

Respostas

respondido por: leandrowski
3

Resposta:

Explicação:

1- Teoria de Niels Bohr

2-Ela explica o fenômeno pois quando um elétron ganha energia, quer dizer que ele absorve 1 QUANTUM de energia e avança para uma camada mais energética (mais distante do núcleo) e ao perder energia ele libera um fóton (luz) por isso que acontece os fogos de artifícios.

A questão de espectroscopia está relacionada a um conjunto de métodos para análise de substâncias baseados na produção e interpretação de radiações eletromagnéticas.

3- Ele falava que os elétrons ficavam girando em órbitas ao torno do núcleo do átomo, essa afirmação era bem arriscada na época pois AINDA NÃO DESCOBRIRAM O NEUTRÔN, e se ele dizia que os elétrons ficavam girando em órbitas, uma hora os elétrons iriam se aproximar cada vez mais do núcleo(cargas opostas se atraem), fazendo eles se encostarem (próton e elétron) voltando ao modelo de thompson (modelo de pudim de passas, prótons chocados com elétrons)

4- a radiação mais energética é a 520 nm, quanto menor a frequência, mais energética o elétron está.

Perguntas similares