Respostas
Resposta:
Explicação:
Desindustrialização é um processo de mudança social e econômica causada pela eliminação ou redução da capacidade industrial ou atividade em um país ou região, especialmente a indústria pesada ou indústria transformadora. É um termo oposto de industrialização.
Existem diversos dados que demonstram a desindustrialização no Brasil.
Até a década de 1970, a indústria brasileira era mais forte do que a da Coreia do Sul (na época um país pobre, tal como o Brasil).[1][2] No início da década de 1980, a indústria de transformação participava com 33% da composição do PIB brasileiro mas, em 2014, essa participação estava reduzida a 10,4%. A parcela do emprego industrial em relação ao total do emprego formal ao final de 1994 era de 21,37%, reduzindo-se para 17,86% ao final de 2009.
Desindustrialização precoce: A desindustrialização é considerada precoce quando uma economia não chega a atingir toda sua potencialidade produtiva manufatureira e, em vez de evoluir em direção à produção de tecnologia o que permitiria o aumento da riqueza por meio da exploração de patentes, regride para a agricultura e extração de matérias primas.