G. A. EQUAÇÃO REDUZIDA DA RETA
1) toda reta pode ser expressa na forma reduzida?
2) toda reta tem uma expressão geral?
3) qual a fórmula da equação reduzida da reta?
4) quem é o coeficiente angular?
5) quem é o coeficiente linear?
6) desenhe um triângulo retângulo, escolha um ângulo agudo e represente a tangente deste ângulo como a razão do lado pela hipotenusa.
7) conhecendo o gráfico da reta como encontrar o coeficiente linear?
Respostas
Resposta:
1-Podemos representar uma reta r do plano cartesiano por meio de uma equação. Essa equação pode ser obtida a partir de um ponto A(xA, yA) e do coeficiente angular m dessa reta.
2-A equação fundamental da reta é fornecida através de um ponto pertencente à reta mais seu coeficiente angular, com ela é possível determinar qualquer reta no plano cartesiano, mas é muito importante estudar outras formas de equacionar retas. Uma delas é a forma da equação geral da reta.
3-Uma equação reduzida da reta respeita a lei de formação dada por y = mx + c, onde x e y são os pontos pertencentes à reta, m é o coeficiente angular da reta e c o coeficiente linear. Essa forma reduzida da equação da reta expressa uma função entre x e y, isto é, as duas variáveis possuem uma relação de dependência.
4-Em matemática, o declive mede a inclinação de uma reta face ao eixo das abcissas. Coincide com a tangente do ângulo formado pela reta e por esse eixo. Dada uma reta representada por y = ax + b, diz-se que a representa o seu declive.
5- O termo constante, b, é chamado coeficiente linear da reta. Para x = 0, temos y = a · 0 + b = b. Assim, o coeficiente linear é a ordenada do ponto em que a reta corta o eixo Oy.
6-