Respostas
Resposta:
Mitos sobre a origem do mundo, a crença dos povos da Mesopotâmia, a crença bíblica, a crença sobre a origem do mundo nas Américas, a cosmogonia dos índios no Brasil.
Ao estabelecer uma tipologia dos mitos cosmogônicos é conveniente resumir os mitos de diferentes culturas, para melhor compreender o que eles têm em comum.
Mesopotâmia. Os povos mesopotâmicos, em especial sumérios e babilônios, desenvolveram uma cosmogonia completa que se preservou em textos como o Poema de Gilgamesh e o Enuma elish, com mitos consolidados durante o terceiro e o segundo milênios antes da era cristã.
A Bíblia. Base religiosa de judeus e cristãos, em diferentes cânones, os textos bíblicos, segundo um consenso da atualidade, devem ser interpretados predominantemente como alegorias, que variam conforme os autores que os escreveram.
O Gênesis, primeiro livro do Antigo Testamento, descreve a origem do mundo e do homem com linguagem e imagens semelhantes às dos relatos mesopotâmicos.
América. Os onondagas, povo que habitava a região que posteriormente seria o estado de Nova York, nos Estados Unidos, elaboraram uma cosmogonia mística inteiramente particular.