• Matéria: Contabilidade
  • Autor: flavioca
  • Perguntado 7 anos atrás

O crédito possibilita a antecipação de compras e, portanto, é um facilitador das vendas. Compra-se hoje para pagar em uma data futura estabelecida. José Odálio dos Santos (2009, p.1) corrobora o que apontamos acima, afirmando que “o crédito inclui duas noções fundamentais: confiança expressa na promessa de pagamento e tempo, que se refere ao período fixado entre a aquisição e a liquidação da dívida”. Temos, então, que o crédito consiste na concessão feita a uma pessoa física ou jurídica que se compromete em honrar seu pagamento no futuro. Porém, é preciso avaliar o risco da transação, pois na ocorrência de algo que inviabilize o compromisso assumido pelo receptor, é necessário atribuir uma remuneração ao capital emprestado. Grave bem: esta remuneração é conhecida como juros. A taxa de juros cobrada será diretamente proporcional ao risco da transação, ou seja, quanto maior o risco, portanto, maior será a taxa da operação.

Atividade:

Após ler o texto acima, elabore um texto sobre os impactos das crises financeiras vividas por brasileiros nos últimos anos podem impactar na saúde financeira das famílias e nas concessões de créditos das mesmas.

Critérios de Avaliação

Coerência com o tema proposto;

Formatação do texto: Arial ou Times New Roman tamanho 12. Com mínimo de 500 caracteres;

Referências Bibliográficas.

Respostas

respondido por: Fernando9100
0

As crises financeiras nacionais ou mundiais tem um impacto direto na economia dos países assim como na renda das famílias, especialmente naquelas mais humildes e também as de classe média.

A consequência mais direta desse tipo de crise é o desemprego, que impacta no rendimento dessas famílias, reduzindo assim o consumo, levando à falência das empresas e criando um ciclo sem fim.

Além disso, esse acontecimento prejudica o pagamento das dívidas creditícias já adquiridas assim como a concessão de novos créditos (já que o alto risco torna esse tipo de operação inviável).

Perguntas similares