Analise os heredogramas abaixo e defina se a característica dos indivíduos afetados em cada heredograma apresenta caráter dominate ou recessivo. Depois, defina os genótipos de todos os indivíduos e assinale a alternativa correta.
a) No heredograma A, a característica tem caráter recessivo e os genótipos dos indivíduos I-2 e II- 1 são, obrigatoriamente, “AA” e “Aa”, respectivamente.
b) No heredograma B, a característica tem caráter dominante e os genótipos dos indivíduos afetados podem ser “AA” ou “Aa”.
c) No heredograma A, a característica tem caráter dominante e os indivíduos II-1 e III-1 certamente possuem genótipo “Aa”.
d) No heredograma B, a característica tem caráter recessivo e o genótipo dos indivíduos afetados é “aa”.
e) No heredograma B, a característica tem caráter dominante e o genótipo dos indivíduos I-1, I-2, II-1 e II-3 e III-1 certamente é “Aa”.
Respostas
Resposta:
a) No heredograma A, a característica tem caráter recessivo e os genótipos dos indivíduos I-2 e II- 1 são, obrigatoriamente, “AA” e “Aa”, respectivamente.
Explicação:
Para analisar um heredograma temos que ter em mente que o indivíduo afetado com determinada característica é pintado de preto; o circulo é mulher e o quadrado é homem; o casamento é representado por uma linha que liga o circulo ao quadrado (ou vice-versa); e temos gerações representadas por I, II, III...; recessivo: a; dominante: A; homozigoto: AA ou aa; heterozigoto: Aa.
Ao analisarmos o heredograma A vemos que na geração I o indivíduo afetado é a mãe (circulo de cor preto) e logo na geração II vemos que todos os filhos não são afetados, isso nos faz pensar que a doença tem caráter recessivo.
Ainda na geração I: Se a doença fosse de caráter dominante o homem seria recessivo homozigoto (aa) pois ele não apresenta a característica, e após o cruzamento todos os filhos seriam afetados, exemplo: AAxaa= Aa, Aa, Aa, Aa.
Então a doença tem caráter recessivo (aa) e o homem é dominante homozigoto (AA), após o cruzamento todos o filhos (geração II) são heterozigotos (Aa), demonstração: AAxaa= Aa, Aa, Aa, Aa. Ou seja, o filhos não manifestam a doença.
Na geração II indivíduo 1 só pode ser heterozigoto (Aa) tendo em vista que já sabemos que o homem é heterozigoto (Aa), demonstração: AaxAa= AA, Aa, Aa, aa. Vemos que temos 25% de probabilidade de alguém na geração III manifestar a doença, o que o caso do homem (quadrado pintado de preto).
Resposta:
c. Os genótipos de I-1 e IV-1 são iguais.
Explicação:
AVA