Respostas
- Tórax infuldibuligorme ( Pectus excavatum )
- Tórax cifótico
- Tórax cariniforme
- Tórax em tonel ou barril
Formas do tórax:
-Tórax cifoescoliótico: apresenta, além da cifose, um desvio da coluna para o lado (escoliose).
-Tórax infundibuliforme ou tórax de sapateiro: caracteriza-se por uma depressão na parte inferior do esterno e região epigástrica. Em geral essa deformidade é de natureza congênita.
-Tórax cariniforme: o esterno é proeminente e as costelas horizontalizadas, resultando num tórax que se assemelha ao de aves (tórax do pombo). Pode ser de origem congênita ou adquirida. Neste último caso, em razão ao raquitismo na infância.
-Tórax cifótico: tem como característica principal a curvatura da coluna dorsal, formando uma gibosidade. Pode ser de origem congênita ou resultar de postura defeituosa. Também a tuberculose óssea, a osteomielite ou neoplasia podem ser responsáveis por essa deformidade.
-Tórax em tonel ou globoso: caracteriza-se pelo aumento exagerado do diâmetro ântero-posterior, maior horizontalização dos arcos costais e abaulamento da coluna dorsal, o que torna o tórax mais curto. Ex: tórax nos efitematosos do tipo PP (sopador-rosa).
-Tórax cônico ou em sino: é aquele que tem sua parte inferior exageradamente alargada, lembrando um tronco de cone ou um sino. É encontrado em hepatoesplenomegalias e ascites volumosas.
As definições foram tiradas de livros de enfermagem.
Livros:
Curso didático de enfermagem 1 e 2
Editora Yendis
Andréa Porto