Analise o fragmento extraído de um conto machadiano, intitulado – “Um apólogo”, pontuando-o de acordo com as regras preestabelecidas. Depois, marque a opção correta. Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo * 2 pontos A) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo. B) Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: – Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo? C) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha: – Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo? D) Era uma vez uma agulha, que disse a um novelo de linha: Por que está você com esse ar toda cheia de si toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo? E) Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha. – Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
Respostas
Alternativa E.
Era uma vez uma agulha que disse a um novelo de linha.
– Por que está você com esse ar, toda cheia de si, toda enrolada para fingir que vale alguma coisa neste mundo?
As opções B e D apresentam vírgula na primeira frase, antes da partícula “que” e, portanto, estão incorretas. Usamos vírgula antes do “que” apenas quando a oração iniciada por esta partícula acrescenta ao antecedente a que está se referindo uma informação acessória, que seja dispensável ao sentido essencial da frase.
Note que se retirarmos o período ''que disse a um novelo de linha'' e deixarmos apenas ''Era uma vez uma agulha: – Por que está você com esse ar(...)'' a frase perderá o sentido. Sendo assim, o período iniciado pela partícula “que” não é dispensável, e não exige vírgula.
As opções A e C estão incorretas porque não apresentam vírgula separando os elementos listados: toda cheia de si, toda enrolada, para fingir que vale alguma coisa neste mundo.
Espero ter ajudado, bons estudos.
Resposta:
Letra B
Explicação:
Temos aqui a palavra “que", pronome relativo.
O pronome relativo, vem precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.
Ex.: Ele, que tem a mania que percebe tudo, não estava, afinal, a ver bem a situação.'
in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa, https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/o-que-e-as-virgulas/8241 [consultado em 22-09-2020]