Considere a leitura do livro Frankenstein de Mary Shelley para responder às questões a seguir.
1) A obra é frequentemente denominada de história de terror. Quais características da obra a encaixa nessa classificação?
2) Victor Frankenstein é um homem devotado a ciência, sua pequena busca era a de criar a vida, é quase a busca pelo poder criador, o que comumente chamamos de "Deus". Victor queria ser a seu modo Deus criando e trazendo de volta a vida. Com isso, rompe diversas barreiras, mas também caí em dilemas éticos, faz movimentos extremamente questionáveis, tudo na sua mente em prol da descoberta, da ciência, talvez seria de agradar o seu ego e dizer que ele tinha o poder de gerar a vida. Pensando na situação de Frankenstein, pode-se mesmo questionar os limites da ciência até onde ela deve ir e até onde pode se intrometer no curso natural das coisas, há limites? Quais são? Quem determina?
3) É possível considerar que a obra “Frankenstein” se trata de uma história sobre os dramas pessoais, na busca pela perfeição e poder? Justifique.
4) Frankenstein criou, gerou vida a partir da morte ou de pedaços dela, aí começa então a saga das consequências de tal ato. Cria uma vida que assusta, que amedronta, que causa horror a todos e ao próprio criador. Mas a criatura gerada demonstra ao longo de suas ações, sentimentos e até atos de bondades, que mudam conforme encara os que o cercam, ignoram e maltratam. Explique o relativismo apresentado na obra através das atitudes do monstro.
5) Pesquise sobre a vida de Mary Shelley e escreva uma pequena biografia dessa autora.
6) O que mais chamou sua atenção na obra? Explique.
Respostas
Resposta:
1) As tensões onde o personagem principal passa com Frankstein.
2) Sim. Se questionar ao ponto de pensar mais além dos limites, por exemplo: Victor tentou querer trazer a vida de volta, o que fracassou, mas quem sabe não poderia ter sucesso?
3) Sim, pois Victor queria cada vez mais querer "poder" no sentido de ser mais poderoso, ao ponto de fazer com que fizesse algo voltar à vida.
4) O monstro no início apenas queria conversar com seu criador, o qual recusara por sua aparência, mas ao longo que recusara, o monstro cada vez mais se aborrece com seu criador.
5) Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres, no dia 30 de agosto de 1797. Foi a segunda filha da filósofa feminista, educadora e escritora Mary Wollstonecraft, e a primeira filha do filósofo, escritor e jornalista William Godwin. Até os anos 70, Mary Shelley era conhecida principalmente por seus esforços em publicar os trabalhos de Percy Shelley e pelo romance Frankenstein, que permanece sendo lido mundialmente e tendo inspirado muitas peças de teatro e adaptações para o cinema. No primeiro dia de fevereiro de 1851, em Chester Square, Mary Shelley morreu aos 53 anos, com suspeita de um tumor cerebral.
6) Resposta pessoal.
Espero ter ajudado pelo menos em alguma =D
Explicação: