Respostas
A percepção do ambiente em que vivemos se dá com o auxílio das temáticas individuais em que cada ser vivo está inserido, ou seja, com as opções e ensinamentos que podemos ter, de acordo com a consciência espacial de cada indivíduo.
Quer dizer que cada individualidade percebe o meio ambiente em que está inserido de forma diferente, de acordo com suas experiências anteriores, portanto, o que pode ser ótimo para você pode ser considerado péssimo do ponto de vista de seu vizinho, por exemplo.
E conforme as alternativas de experiência tenham sido boas ou más para uma determinada pessoa, isso interfere na percepção que ela apresenta para um determinado tipo de assunto ou realidade.
A psicologia humana estuda a percepção aliada às experiências anteriores da pessoa, pois sabe que alguns acontecimentos podem causar certos tipos de trauma em que a percepção da realidade é alterada de forma significativa, gerando um comportamento que difere do esperado em um indivíduo comum.
Por isso é esperado que individualmente as percepções sejam extremamente diferentes de um indivíduo para outro, engendrando uma série de atitudes, muitas vezes, pouco compreendidas na sociedade.
Essa realidade no ser humano é relacionada normalmente ao impacto que a educação familiar e social coloca como sendo importante em um contexto inerente ao ser humano e ao que é correto e ético.
Por essa razão também a percepção da realidade é vista de forma às vezes inversa em sociedades com crenças e costumes diferentes dos nossos.
Um exemplo de percepção do ambiente que difere da nossa sociedade são os cultos e atitudes de sociedades em que ainda existe uma grande segregação racial, ou a cultura de alimentação em que as pessoas se alimentam de animais como o cachorro ou mesmo comer baratas, escorpião e cérebro de macaco que em nosso costume social é uma atitude vista com certa repugnância frente à naturalidade com que estas outras culturas realizam estas atitudes.
A percepção do ambiente de um esquimó é deveras diferente da percepção do meio ambiente de uma pessoa que nasceu e reside nos trópicos, onde a temperatura é aquecida quase com constância regular.
Este morador dos trópicos não ousaria imaginar a sensação que pode ter um esquimó em seu ambiente, e imaginando que este morador dos trópicos fosse passar alguns dias no ambiente do esquimó, se assustaria com o perigo eminente de se perder as pontas dos dedos, por exemplo, pelo simples contato prolongado com o frio daquele ambiente.
Sem falar na percepção individual da temperatura, mesmo nas pessoas que se encontram no mesmo ambiente, em que difere enormemente de pessoa para pessoa.
A partir desse contexto fica fácil compreender que a percepção ambiental é bastante diferente nos indivíduos, porque a junção das experiências aliada à individualidade de sensações e sentimentos é bastante influenciada nos muitos tipos de oportunidades.
A percepção da realidade humana também é modificada à medida que a pessoa adquire mais experiência, então esta percepção do meio ambiente no qual estamos inseridos também tende a se modificar com o passar do tempo.
E a educação também tem uma grande influência neste sentido de mudança na percepção das coisas e do ambiente em que vivemos.
Conforme vamos apreendendo coisas novas em situações diferentes, a percepção da realidade que nos cerca vai se modificando drasticamente e temos outra percepção do meio ambiente.
O desenvolvimento da tecnologia fez com que o ser humano tivesse um afastamento da natureza e dos meios pelos quais a natureza regula os seus processos ecológicos em longo prazo, fazendo com que a percepção do meio ambiente em que vivemos fosse alterada.
O meio ambiente é o resultado das recíprocas relações entre sociedade e natureza num espaço e tempo concretos. O ambiente se gera e se constrói ao longo do processo histórico de ocupação e transformação do espaço por parte de uma sociedade. (MEDINA, 1998, p. 35).
Portanto, percebemos que o ser humano é um importante transformador de seu ambiente e essa percepção sobre a forma como estamos modificando o ambiente em que vivemos é de primordial importância para a responsabilidade nas atitudes engendradas na natureza.
Segundo REIGOTA (1995, apud SILVA 1999, p. 46)
Resposta:
Explicação:Chis rock