• Matéria: Sociologia
  • Autor: gabriellacmpss
  • Perguntado 7 anos atrás

Indique a opção INCORRETA:
a Os setores conservadores que atacam “gênero” _fazem uma leitura simplista e unificada dessa categoria conceitual. O resultado dessa leitura e, em especial, das lutas políticas a ela atreladas, propõe perpetuar e reinstaurar padrões de grande injustiça e graves violações aos direitos humanos de todos/as aqueles/as que se divorciam dos modelos por eles propostos.
b A teoria queer rejeita a proposição de um estatuto ontológico que daria substrato às identidades sexuais e de gênero.
c As estruturas de poder que constroem o gênero são calcadas na heteronormatividade compulsória, nos binarismos homem-mulher/ macho-fêmea e na suposta coerência entre gênero e sexo. São essas as estruturas normativas, discursivas e performativas que constituem os gêneros ditos inteligíveis. Os sujeitos que não expressam essa relação de coerência são vistos como abjetos, como inadequados.
d Gênero é definido pelo construcionismo social como uma relação de poder historicamente enraizada em práticas sociais e percebida como “natural”. Esta corrente sustenta que, por exemplo, os padrões da sexualidade feminina derivam do poder masculino sobre as mulheres. Da mesma forma, o comportamento sexual também deve ser pensado na ótica do poder, que produz e reproduz uma hierarquia das práticas sexuais, elencando o que é normal e o que é patológico, utilizando, para tanto, a heterossexualidade como categoria de referência.
e No Brasil, assim como em outros países, essas demandas por reconhecimento de direitos humanos que, seja por meio de estratégias particularistas ou universalistas (Rios, 2015b), não tem garantido a proteção dos direitos sexuais e de gênero.

Respostas

respondido por: rgcgodoi
1

Resposta:

Letra E

Explicação:

tem garantido.  conferido pelo AVA

Perguntas similares