1)oque é hipertexto,assinale a alternativa correta I – Hipertexto é um modelo de leitura baseado nas informações apenas da superfície do texto. II – São os links que ligam os textos com demais disponibilizados na rede. III – A partir do hipertexto é possível fazer um “mergulho” nos diversos aprofundamentos de um tema, como se o texto tivesse camadas, dimensões ou planos. Escolha uma: a. Apenas a alternativa II é correta. b. Apenas as alternativas I e II são corretas. c. Apenas as alternativas I e III são corretas. d. Apenas as alternativas II e III são corretas.
2)Para Moran (2002), ensino e educação são conceitos diferentes. A partir dos conceitos definidos pelo autor, assinale a alternativa correta: Escolha uma:
a. O ensino tem como um dos focos integrar o ensino à vida (desenvolvendo noções de ética, reflexão e ação).
b. O ensino está relacionado com atividades que integram ensino e vida.
c. É ensino as atividades didáticas que auxiliam os alunos a compreenderem áreas específicas do conhecimento (como geografia e matemática).
d. Na educação o foco é, somente, de ensinar um conteúdo
Respostas
1. A alternativa correta é a letra C: Apenas as alternativas I e III são corretas.
Os hipertextos são textos que possibilitam um conjunto de informações que podem vir por meio de imagens, vídeos, infográficos, tabelas, etc.
Somente a assertiva II é falsa porque os hipertextos não são os links de um texto.
O acesso às informações com dados isolados não apresentam sentido para o leitor, pois ele não conseguirá assimilar a nenhum conteúdo.
Por isso é fundamental que ao construir um texto, o jornalista/autor seja claro e apresente o contexto.
2. A alternativa correta é a letra C: É ensino as atividades didáticas que auxiliam os alunos a compreenderem áreas específicas do conhecimento (como geografia e matemática).
O ensino é um termo usado para designar um conhecido que é passado, pode ser por meio da fala ou da escrita, como em disciplinas como a geografia e matemática.
A educação é um termo voltado para os valores sociais e humanos, para o conhecimento da vida.
Abraços!